Sexta, 23 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,98

EuroR$ 5,40

Santos

29ºC

BALANÇO DE 2023

Ano da Saúde em Praia Grande é marcado por investimentos e inaugurações

De janeiro a novembro, a unidade realizou mais de 174 mil atendimentos, uma média de 17,4 mil por mês, cerca de 580 por dia. O equipamento, que atende 24 horas por dia, substitui o antigo PS que ficava em área anexa ao Hospital Irmã Dulce

Da Prefeitura de Praia Grande

07/12/2023 - quinta às 09h41

Novo PS Central, Samu Maracanã, Academias da Saúde e cirurgias eletivas são destaques - Foto: Richard Aldrin

O ano de 2023 em Praia Grande ficará marcado como o ano da Saúde. Com investimentos da ordem de 29% do Orçamento Municipal, a Prefeitura alcançou diversos avanços para a população praia-grandense. Um dos principais destaques foi a inauguração do Pronto-Socorro Central, no Bairro Guilhermina, que ampliou o atendimento de urgência e emergência na Cidade.

De janeiro a novembro, a unidade realizou mais de 174 mil atendimentos, uma média de 17,4 mil por mês, cerca de 580 por dia. O equipamento, que atende 24 horas por dia, substitui o antigo PS que ficava em área anexa ao Hospital Irmã Dulce. Com isso, o Hospital, que conta hoje com cerca de 250 leitos em funcionamento, pôde expandir os atendimentos de maior complexidade. Existe uma proposta de ampliação em mais 50 leitos clínicos, cirúrgicos e de UTI.

O novo PS Central de Praia Grande possui modernos aparelhos, como um tomógrafo, além de raio-x e realizar exames laboratoriais. O local conta ainda com duas salas de cirurgias ambulatoriais, que fazem procedimentos que não necessitam de longas internações. Outro diferencial da unidade é o consultório odontológico, que atende casos de urgência.

“O novo PS Central é uma marca do compromisso da prefeita Raquel Chini com a Saúde em Praia Grande. Essa unidade possibilitou ampliar o acesso da população, aprimorando o atendimento de saúde no Município. O equipamento compõe, junto com as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Quietude e Samambaia, uma das estruturas mais completas de urgência e emergência da Baixada Santista”, afirma o secretário de Saúde Pública de Praia Grande, Cleber Suckow Nogueira.

Samu – Outra conquista do Município nessa área foi a inauguração da nova base descentralizada do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu), localizada no Bairro Maracanã. O equipamento se junta às outras três bases já existentes nos bairros Samambaia, Quietude e Boqueirão, agilizando o atendimento e aumentando o acesso da população de todas as áreas da Cidade. E para reforçar ainda mais o serviço, em outubro, Praia Grande recebeu duas novas ambulâncias do Ministério da Saúde. Atualmente o Município conta com 11 ambulâncias e 1 motolância.

Hospital – O Hospital Municipal Irmã Dulce também está recebendo uma série de melhorias. Todo o primeiro andar do Hospital foi reformulado este ano. São 44 novos leitos de enfermaria de clínica médica remodelados em todas as suas dependências, além do posto de enfermagem e dos corredores. Em todo o pavimento ocorreram novas instalações elétricas e hidráulicas, além da total climatização do espaço, troca de pisos, portas e batentes. Os banheiros também passaram por reforma completa.

Além disso, está em andamento a construção da nova Maternidade, Centro Obstétrico e UTI Neonatal do Hospital. Mais amplo e moderno, o novo equipamento vai aumentar a capacidade e oferecer um atendimento de maior qualidade para as mamães e os recém-nascidos. A nova Maternidade terá 42 leitos, além de oito leitos canguru para manter próximos mãe e filho. A UTI Neonatal contará com 10 leitos, além de um berçário para cuidados intermediários com seis leitos.

O Centro Obstétrico será composto por três salas de parto normal e cesárea, com estrutura para o parto humanizado. O local contará ainda com duas salas de pré-parto, sala de recuperação pós-anestésica e uma sala PPP (pré-parto, parto e pós-parto), onde a gestante é admitida durante o trabalho de parto ativo e permanece no local até o pós-parto, com acompanhamento integral no mesmo ambiente.

O Hospital recebeu ainda o novo Posto de Coleta de Leite Humano dentro do Hospital. Trata-se de uma extensão do posto existente no Centro Especializado em Reabilitação (CER), no Bairro Mirim, que reforçou as ações de incentivo ao aleitamento do Município. O novo local faz o porcionamento e distribuição do leite humano doado pelas mamães praia-grandenses e que são destinados aos bebês prematuros ou de baixo peso internados na UTI Neonatal do Hospital. Também foi implantada na Maternidade uma sala dedicada ao parto humanizado, com luzes especiais, músicas relaxantes e difusão de aromas, proporcionando um momento mais agradável para a mulher no parto.

Outra novidade no Hospital em 2023 foi a aquisição de um aparelho de monitorização neurológica de bebês prematuros. O moderno equipamento monitora 24 horas os bebês com risco. Também há o acompanhamento em tempo real por uma central de vigilância e inteligência, em São Paulo, que informa a equipe da Maternidade caso haja qualquer alteração no quadro neurológico da criança. Esse trabalho permite uma maior amplitude na avaliação e diagnóstico dos pacientes internados na UTI Neonatal.

Tais investimentos, aliados ao trabalho realizado em saúde preventiva pela Atenção Primária levou Praia Grande a alcançar uma marca histórica em 2023. A Cidade registrou o menor índice de mortalidade infantil de sua história, com uma taxa de 8,8 mortes para cada mil crianças nascidas vivas, conforme dados de novembro. Esse indicador de apenas um dígito é o menor desde 2006, quando se iniciou a coleta de dados. Esses números confirmam a manutenção em patamares inferiores à média histórica que já vinha ocorrendo desde o começo do ano.

Credenciadas – Outro reflexo do investimento maciço de Praia Grande na Saúde se vê no crescimento da oferta de consultas de especialidade, exames e cirurgias, ampliando os atendimentos feitos pelo Centro de Especialidades Médicas Ambulatoriais e Sociais (Cemas), que atende 14 especialidades, pelo CER, que também realiza atendimento especializado, voltado para a reabilitação neurológica e ortopédica e os próprios Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que fazem um trabalho fundamental em saúde mental.

Com recursos próprios, a Prefeitura tem atualmente 62 prestadores particulares de serviços de Saúde como hospitais, clínicas e laboratórios, que atendem até mesmo de demandas de média e alta complexidade, que depende em grande medida do Governo do Estado. Também foram aprimoradas as ferramentas relacionadas à Regulação Municipal, visando dar maior agilidade e acesso à população.

Um exemplo do impacto dessa medida está nas cirurgias eletivas. Em 2023 foram efetuados mais de 15 mil procedimentos eletivos (previamente agendados, que não são urgentes), um acréscimo de 166% em comparação com 2022. Isso porque, além de contar com o Hospital e o PS Central, o Município firmou parcerias com a Santa Casa de Santos, o Instituto Mendonça Costa e o Hospital Igesp Litoral. Inaugurado em abril, o moderno equipamento hospitalar praia-grandense do Grupo Transmontano tem absorvido demandas importantes do Município, colaborando para reduzir o tempo de espera de inúmeros procedimentos. Desde o início do credenciamento foram mais de 560 procedimentos entre cirurgias eletivas e exames diversos.

Esse investimento beneficiou milhares de pessoas que aguardavam cirurgias de catarata. A Cidade efetuou mais de 1700 procedimentos deste tipo, zerando a fila de espera desta especialidade, inclusive, contemplando pacientes que aguardavam a cirurgia na lista do Governo do Estado. As credenciadas permitiram a ampliação não só desse tipo de cirurgia, mas também de consultas com especialistas e exames oftalmológicos.

“O incremento na quantidade de cirurgias eletivas, incluindo os procedimentos de catarata, tem ocorrido devido ao aumento dos investimentos feitos pela Administração Municipal nessa área. Estamos cumprindo mais uma das metas do Plano de Governo da prefeita Raquel Chini e, com recursos próprios, oferecendo mais acesso à população aos serviços de alta complexidade”, comenta Nogueira.

Outra ação feita em parceria com empresas credenciadas e que reverberou de forma positiva em 2023 foi a ampliação de ofertas de cirurgias de castração e microchipagem de cães e gatos. O serviço é gratuito e beneficiou cerca de 7.200 pets somente em 2023.

Saúde preventiva – A Atenção Primária também tem sido tratada com prioridade em Praia Grande. O Município aderiu em 2023 ao novo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, com a previsão de chegada até o final de ano de 37 novos médicos. Oito deles já foram incorporados à rede.

Além desse convênio, Praia Grande já havia recebido no início do segundo semestre 14 profissionais dos programas Mais Médicos e Médicos pelo Brasil, reforçando os atendimentos das Unidades de Saúde da Família (Usafas). O Programa Consultório na Rua (Conar), que atende pessoas em situação de rua, também recebeu um médico para atuar de maneira fixa com a equipe.

Outro reforço na saúde preventiva foi a entrega de duas novas Academias da Saúde, nos bairros Real e Mirim. São unidades mais amplas, com banheiro adaptado e espaço de vivência coberto. As Academias da Saúde são ferramentas importantes no incentivo à prática do exercício físico, estimulando a população a ter um estilo de vida mais saudável. Outras duas unidades estão previstas para breve, nos bairros Ribeirópolis e Solemar.

Outros dois equipamentos que tiveram as obras iniciadas este ano deverão ampliar os atendimentos de saúde preventiva. Trata-se das duas novas Usafas: Melvi II e Xixová. Os modernos equipamentos vão aumentar a capacidade de atendimento nos bairros Melvi e Forte, redistribuindo de forma mais adequada a população dos dois bairros. A previsão de entrega é para 2024.

Nefro PG – A Cidade implantou em 2023 um serviço gratuito de transporte para os pacientes do Município que fazem tratamento de nefrologia na Unidade de Alta Complexidade em Cuidados ao Portador de Doença Renal Crônica e Terapia Renal Substitutiva de Praia Grande (Nefro-PG). Uma van exclusiva faz o atendimento, buscando e levando os pacientes até suas casas. Ela é equipada com poltronas executivas e ar condicionado. Uma auxiliar de enfermagem acompanha os munícipes. Atualmente são atendidos 14 pacientes por turno, totalizando 42 pessoas beneficiadas nos três turnos.

Vacinação – Praia Grande superou em 2023 a marca de 1 milhão de vacinas aplicadas contra a covid-19, graças ao esforço de manter a imunização disponível todos os dias da semana para a população. O sucesso da vacinação do Município reflete diretamente na contenção do vírus, na queda no número e na gravidade dos casos.

Refugiados – Outro ponto de destaque da Prefeitura de Praia Grande na Saúde foi o atendimento aos refugiados afegãos que ficaram hospedados por cerca de dois meses na Cidade. Foram mais de 300 atendimentos de Saúde direcionados apenas aos abrigados na Colônia de Férias do Sindicato dos Químicos, no Bairro Solemar, entre vacinas, consultas médicas e de enfermagem, coleta de testes rápidos e exames, entre outras ações. O Município prestou todo o apoio necessário durante a estadia dos afegãos em Praia Grande.

Humanização – Tem rendido frutos o aprofundamento das ações da Política Municipal de Humanização (PMH), como capacitação sobre cuidados paliativos para profissionais da rede municipal e do Hospital e a futura criação de uma comissão municipal sobre o tema. Outra ação é o projeto Habilidades de Vida, em que são debatidas ferramentas que ajudem a promover um melhor ambiente de trabalho.

Também está em implantação a Formação em Controle Social no SUS, em que são feitas oficinas nas Usafas para sensibilizar a comunidade a se aproximar do serviço público, conhecer seus direitos e contribuir na elaboração de propostas que visem a melhora da saúde. A formação nas Usafas tem como objetivo a criação dos Conselhos Locais de Saúde (CLS), meta que faz parte do Plano de Governo da prefeita Raquel Chini.

“Praia Grande conta com unidades de saúde em todos os níveis de Atenção à Saúde, desde a Atenção Primária, Rede de Especialidades e Assistência Hospitalar e Urgência e Emergência. É uma rede ampla e das mais completas do Estado. O Município tem se esforçado para garantir um atendimento de qualidade à população e seguiremos lutando para avançar cada vez mais”, conclui Nogueira.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

GUARUJÁ

Posto de Atendimento ao Trabalhador oferta 20 vagas de emprego nesta sexta

EDUCAÇÃO

São Vicente promove 'Dia E da Educação' nesta sexta (23) com inauguração de escola

SAÚDE

Cidade de Santos prossegue com testagem da covid-19 em seis policlínicas

2
Entre em nosso grupo