Sexta, 19 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

21ºC

CELEBRAÇÃO

Alunos de Santos realizam caminhada para conscientizar sobre o autismo

A caminhada ocorreu no entorno da escola e contou com a participação dos alunos do 1º ao 5º ano, da Autistas Santos e dos profissionais da educação que atuam nas instituições

da Prefeitura de Santos

02/04/2024 - terça às 14h41

PMS

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado anualmente no dia 2 de abril. Para dar visibilidade à causa, a UME Gota de Leite (Encruzilhada) realizou, nesta terça-feira (2), uma caminhada em parceria com a Associação Autistas Santos e o Núcleo Viva Vida.

A caminhada ocorreu no entorno da escola e contou com a participação dos alunos do 1º ao 5º ano, da Autistas Santos e dos profissionais da educação que atuam nas instituições. Com bandeiras e cartazes, os estudantes levaram a conscientização para a comunidade local.

"A nossa caminhada é para conscientização sobre o TEA e sobre a importância de respeitar o próximo. Queremos alertar também que quanto antes for realizado o diagnóstico, melhor será o desenvolvimento da criança até a sua fase adulta", explicou a diretora da UME, Adriana Nascimento Dias, que parabenizou a participação e o envolvimento de alunos, professores e funcionários na atividade. 

Atuando como diretora há 30 anos na Autistas Santos, Joana de Carvalho Pinho promove a caminhada anualmente. "A Associação recebe alunos a partir de 6 anos e o nosso mais velho, que ajudou a fundar a associação, tem 48 anos. Precisamos continuar levantando a nossa bandeira. A socialização deles é fundamental para que desenvolvam autonomia, limites e rotina, e consigam no dia a dia fazer as atividades da escola e até mesmo dentro de casa".

O estudante Gabriel Alves, 15 anos, autista nível 1 de suporte, estava presente para celebrar o dia. "É muito legal fazer caminhadas assim, estamos aqui para comemorar o dia do autista. Gosto da Autismo Santos, por isso, fazemos caminhadas e também muitas atividades. Fiz esse cata-vento para o dia de hoje!".

Compreendendo a importância da conscientização e respeito com o próximo, a aluna da UME Gota de Leite  Manuele Camilo, 9 anos, confeccionou bandeiras. "A ação é muito importante. É uma forma de comemorar com nossos amigos o respeito que temos entre todos nós, foi muito bacana".

Ao todo, a rede municipal de educação atende cerca de 1.100 alunos com TEA, tendo uma rede de apoio para sustentabilidade da educação inclusiva nas escolas municipais, com a oferta de diversos serviços e projetos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MÚSICA

Henrique Marx leva o melhor do sertanejo para o Brisamar Shopping

PROGRAMA

Brisamar Shopping recebe exposição da Esquadra do Descobrimento do Brasil

PROGRAMA

Festival Internacional Indígena de Bertioga começa hoje e segue até domingo

2
Entre em nosso grupo