Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

DólarR$ 5,41

EuroR$ 6,34

Santos

26ºC

Economia

Férias escolares aquecem economia; veja como MPMEs podem aproveitar para vender mais

Comércio e serviços como alimentação, lazer, moda e turismo estão entre os mais beneficiados nesta época do ano

Da Redação

07/07/2025 - segunda às 15h00

As férias escolares costumam aquecer a economia, principalmente nos setores de comércio e serviços. Segmentos como alimentação, lazer, moda, oficinas mecânicas e turismo costumam sentir um aumento natural na procura, criando oportunidades para quem souber se planejar.

 

O Sebrae-SP, parceiro da Desenvolve SP, reuniu algumas orientações para os micro, pequenos e médios empresários, que podem aproveitar julho para alavancar seu faturamento se criarem estratégias para "brigar" com os concorrentes por este aumento na demanda.

 

Gastronomia

Bares e restaurantes podem atrair mais clientes ao oferecer opções sazonais, como um cardápio especial, com caldos e sopas, além de outras opções quentes. Organizar uma noite de queijos e vinhos pode ser atrativo para bares e restaurantes que têm condições de oferecer este tipo de serviço.

 

Moda

Os lojistas do varejo devem dar atenção especial à vitrine, organizando, de forma criativa e chamativa, as peças de destaque e as tendências da temporada, pois a busca por peças de roupa que esquentem aumenta naturalmente.

 

Turismo 

Por ser uma época em que pais aproveitam o recesso das aulas dos filhos para viajar, o setor do turismo costuma entrar em "alta temporada". Os proprietários de estabelecimentos (não apenas hotéis e pousadas) e serviços da área devem intensificar suas divulgações e propagandas, pois a demanda cresce bastante e o segredo é ser mais visto que os concorrentes ou oferecer vantagens/descontos sazonais. Para quem gosta do frio, as regiões montanhosas são as melhores opções.

 

Serviços automotivos

Este período ainda favorece o segmento de prestação de serviços de reparação e manutenção de veículos automotores, justamente porque muitas famílias aproveitam as férias para viajar e precisam revisar/consertar o carro antes de colocá-lo na estrada.

 

Brinquedos e lazer infantil

Com as crianças em casa, cresce também a demanda por brinquedos e espaços de lazer. Lojas do segmento e casas de eventos infantis podem atrair mais público oferecendo descontos ou atividades diferenciadas e interativas.

 

Óticas

Por incrível que pareça, até as óticas costumam ter maior volume de negócios. A parada das escolas faz com que pais automaticamente aproveitem para renovar os óculos dos filhos que precisam trocar as lentes.

 

Crédito com condições especiais para MPMEs

Seja qual for o ramo de atuação, a Desenvolve SP é parceira de micro, pequenos e médios empresários e oferece linhas de crédito com prazos e taxas especiais para quem empreende em todos estes setores.

O crédito simplificado ajuda empresários a comprarem máquinas ou equipamentos necessários para começar ou expandir seus negócios, além de linhas focadas em capital de giro, sustentabilidade e inovação, empresárias mulheres e pessoas com deficiência, entre outras.

 

O empreendedor pode simular e solicitar o crédito diretamente pelo site desenvolvesp.com.br. Ou, se preferir, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 11 3123-0464. O atendimento é de segunda a sexta (exceto feriados) das 10h às 16h.

 

Sobre a Desenvolve SP

 

A Desenvolve SP é a agência de fomento do Estado de São Paulo, que financia o desenvolvimento de micro, pequenas e médias empresas e de municípios paulistas, e está vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Atua como ponte entre o poder público, empreendedores e investidores, fomentando inovação, sustentabilidade e inclusão produtiva.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SÃO VICENTE

Kayo Amado recebe Prêmio Prefeito Inovador por projeto de tecnologia na gestão de resíduos sólidos

GUARUJÁ

Neoenergia Elektro abre seleção para nova turma da Escola de Eletricistas em Guarujá

SP

Transferência digital de veículos avança para cartórios e pessoas jurídicas

2
Entre em nosso grupo