Domingo, 21 de Abril de 2024

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,54

Santos

20ºC

Na sua Rua

Miguel Estefano tem seu nome em via do Guarujá

Libanês chegou ao Brasil e fez história na capital e na cidade

Redação BS9

01/03/2022 - terça às 05h00

Sete milhões de metros quadrados da praia da Enseada pertenciam ao mascate - (foto: reprodução/Google Maps)

Uma importante avenida do Guarujá, a Miguel Estefno, é conhecida por várias razões. Além de ser a via que margeia toda a orla da praia da Enseada, é também, por exemplo, a avenida do Aquário Acqua Mundo.
 
Ela é bem extensa. Com quase seis quilômetros de extensão, começa na Rua Morro do Maluf, e vai terminar apenas na Rua Canto da Enseada, cerca de 40 quadras depois.
 
Além de residências, é possível encontrar uma grande diversidade de restaurantes e hotéis, alugar bicicleta para passear pela ciclovia da orla, ou ainda se deliciar em um dos vários quiosques espalhados pela praia.
 
Um pouco de história
Miguel Estefno era de família libanesa e chegou ao Brasil em 1879. Em árabe, se pronuncia estefê. No registro de imigração traduziram para Estéfano, mas o nome da avenida se escreve Miguel Estefno, homenageando sua origem.
 
Começou sua vida profissional em São Paulo, aos 20 anos, no melhor estilo turco: mascate. Juntava três ou quatro malas, enchias de roupas, espelhos, pasta de dente, escovas variadas, pentes, peças de veludo, óculos, sapatos e saía vendendo.
 
Várias vezes fez a pé o percurso entre Rio e São Paulo. Dormia ao relento e quando chovia, pedia abrigo a algum fazendeiro próximo, para depois continuar sua viagem. Assim Miguel foi juntando dinheiro para comprar uma chácara no Jabaquara e aos 44 anos, criou uma das primeiras indústrias de tecelagem do Brasil, a Pereira & Estéfano.
 
Foi para o interior e montou a primeira usina hidrelétrica da região de Salto do Avanhandava, no rio Tietê, a cerca de 500 km da capital. Quando morreu, no dia 14 de fevereiro de 1951, Miguel era um dos maiores proprietários de terra de São Paulo. Deixou 8 filhos, deixava 8 filhos, 25 netos e tinha a quinta maior fortuna do Estado.


Participação na Baixada
No Guarujá, metade da praia da Enseada era sua. Sete milhões de metros quadrados, lhe renderam o nome da avenida. A primeira casa da praia da Enseada foi dele. É onde funciona hoje o Hotel Casa Grande, durante anos o hotel pertenceu à família.
 
Maria Estéfano, uma de suas filhas, herdou cerca de 500 mil metros quadrados de frente para o mar, na Enseada, que hoje estão construídos um supermercado Carrefour e vários conjuntos de apartamentos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Luís Gama, patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, que dá nome à rua de Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Ruy Barbosa, intelectual que dá nome a praça no centro de Santos?

2
Entre em nosso grupo