Terça, 28 de Maio de 2024

DólarR$ 5,15

EuroR$ 5,60

Santos

24ºC

Varíola, Varicela e Herpes Zoster

Márcia Faria Rodrigues - Médica pediatra e especialista em adolescentes

Márcia Faria Rodrigues

25/07/2022 - segunda às 12h34

Agora só se fala da Varíola (a do macaco). Vou explicar um pouco sobre isso, mas temos um assunto muito mais frequentes, grave e impactante para falar hoje: A Herpes Zoster.

Varíola (a Humana e a do Macaco) são causados por Vírus da família poxvírus.  Daí o nome Monkeypox: “Varíola do Macaco” . Por serem vírus “parentes” quem foi vacinado com a antiga vacina contra Varíola tem uma certa proteção contra esse vírus.  (saiba mais em www,msdmanuals.com).  Mas em 1980 , com a erradicação da Varíola no mundo, a vacinação contra Varíola foi suspensa e começaram a acontecer surtos da Varíola do Macaco no mundo . Em 2020 foram mais de 4000 casos no Congo, por exemplo.  Na verdade, o reservatório desse vírus são os roedores. Os macacos são vítimas, como nós. Se o número de casos aumentar, uma opção é voltar a produzir a vacina (hoje ela não existe em NENHUM lugar do mundo). 

Pois é, já falamos sobre isso em outro artigo: VACINA foi eleita a palavra do ANO em 2021. No entanto, não usamos as vacinas que JÁ TEMOS e contra doenças muito frequentes no nosso meio.

Uma delas é a HERPES ZOSTER. Também conhecida como COBREIRO, a maioria das pessoas só vai atrás de ter informações de tratamento e prevenção após ter a doença ou ter alguém conhecido com ela. Só aí as pessoas percebem a gravidade dela e como ela é incapacitante. 

Que doença é essa? É a recidiva da VARICELA (Chickenpox -  Varíola da galinha), a famosa CATAPORA.

Vamos entender: Se a criança tem CATAPORA, o vírus pode ficar “dormente” e permanece silencioso nas terminações nervosas por anos até que, um dia, é reativado. Uma de cada 3 pessoas acima de 60 anos terão Herpes Zoster na vida. Ela acontece quando há queda de imunidade, pela idade, uso de medicações ou outras doenças que diminuem a imunidade. O vírus “acorda” e provoca a doença. 

Quando isso acontece, na pele aparecem bolhas como a da catapora mas na região do nervo acometido, o que provoca muita dor. Essa dor pode durar MESES mesmo após o desaparecimento das bolhas.

Mas é uma doença para qual EXISTE vacina: A da Varicela, para crianças e a da Herpes Zoster para adultos. Se a criança não tiver catapora, não terá Herpes Zoster. Mas a maioria dos adultos tiveram essa doença na infância e estão em risco de desenvolver Herpes Zoster.

A Vacina mais moderna existe há uma década nos EUA, mas só esse mês chegou ao Brasil.

O nome é Shingrix. TODAS as pessoas acima de 50 anos devem ser vacinadas. Abaixo dessa idade, tomam a vacina pessoas com problemas de imunidade, como pós transplante, HIV, pessoas que tomam remédios para Lupus, entre outros.  Ela previne mais de 90 % dos casos de Herpes Zoster.

Quem, por acaso, recebeu a antiga vacina contra Herpes Zoster (Zostavax) também deve receber essa nova vacina, pois a proteção da vacina antiga era de 70%. 

Pois é, todo mundo querendo uma vacina contra “Varíola do Macaco” mas estão esquecendo da vacina contra “Herpes Zoster”.

Portanto, informe-se. Pergunte ao seu médico, converse com parentes e amigos, perguntem se já tiveram essa doença. Se sim, eles com certeza te farão ir se vacinar! E vacine seus pais e avós. Eles merecem esse cuidado.  

 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

SAÚDE

Menstruação segura ainda é desafio no Brasil, indica Unicef

ECONOMIA

Exploração de petróleo na costa brasileira é essencial, diz Magda

GERAL

PF prende homem que importava peças de armas ilegalmente dos EUA

2
Entre em nosso grupo