Quinta, 25 de Abril de 2024

DólarR$ 5,15

EuroR$ 5,46

Santos

24ºC

Março, das mulheres e das águas

Rosane Farah - Bióloga, responsável técnica pelo Instituto Gremar - Guarujá

Rosane Farah

03/03/2022 - quinta às 00h00

Março é um mês marcado pelo Dia Internacional da Mulher e pelo Dia Mundial da Água, ambos criados pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

O primeiro simboliza a luta histórica das mulheres para terem suas condições equiparadas às dos homens; o segundo, a mobilização e a conscientização pela preservação deste recurso natural tão vital.

Aqui, no Instituto Gremar, essas duas pautas se encontram. Diariamente.

Em 2022, por exemplo, o  tema escolhido para comemorar o Dia Mundial da Água é “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível“. 

Acreditamos que, tanto as causas feministas quanto as ambientais primam por tornar “visível” o que até então era visto como “invisível”. 

Um exemplo é o “empoderamento feminino”, que ganhou fôlego extra com as redes sociais e fortalece a expressão e a defesa dos direitos das mulheres. Com isso ganhamos autoconfiança, reforçamos nossa identidade, melhoramos nossa autoestima e nos posicionamos nos mais diversos temas nos  campos sociais, políticos e econômicos. 

Temos percebido uma mudança gradativa nesse cenário e, cada dia mais, esperamos que nossa sociedade consolide uma participação mais igualitária entre todos os membros da família, além de uma maior independência feminina para a tomada de decisões. 

Aqui no Instituto Gremar, por exemplo, o poder feminino é pra lá de forte! 

Partimos da inspiração da nossa coordenadora geral, Andrea Maranho, fundadora do Instituto, que jamais mediu forças para salvar os animais marinhos em situações de risco. Andrea enfrentou todas as dificuldades possíveis para fazer com que o projeto saísse do papel: um exemplo fantástico de mulher que não hesitou em remar contra a maré!

Mas para poder navegar nessas águas cheias de desafios, a "comandante" desse barco não poderia seguir sozinha! Dentro dele hoje existem outras 22 mulheres incríveis, que fazem com que ele se movimente com poder, força e foco - desde sua proa, onde as líderes de cada setor seguram todos os ventos, até a popa, onde o administrativo e recursos humanos nos protegem de qualquer tormenta que possa vir.  

Além disso, para que possamos seguir na direção correta e com agilidade, nosso potente motor nunca para de funcionar, mesmo quando redes de pesca enroscam em suas hélices. É como fazem, também, as guerreiras que integram a nossa equipe de reabilitação de animais. 

Não podemos esquecer da manutenção da "embarcação", que é realizada pela "marinheira" da equipe de serviços gerais, garantindo muitas vezes a navegação em um mar de rosas. 

...Terra à vista! A nossa bandeira tremula.... E segue e seguirá sempre hasteada pelas nossas valorosas educadoras ambientais, que acompanham a tripulação para mostrar às pessoas a importância da nossa missão pela conservação das águas. 

Uma missão, que, aliás, ganha cada vez mais adeptas: hoje temos contato com outras “naus”, além de outros “portos” e “marinas“ para reverberar nossos feitos de forma lúdica e inspiradora. Na ponta dessa “linha”, as mulheres da nossa Comunicação!

São essas mulheres, que encaram como ondas todos os desafios do dia-a-dia, que continuam lutando por seus sonhos e objetivos. Mulheres que mergulham de cabeça, em constante movimento, transparentes e em constante transformação, que choram como as “Águas de Março” e transpiram como o suor do Verão. 

Juntas, seja na forma que for, somos o “azul”, importantes para o mundo e essenciais para a vida. Assim como "A" água.

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

BERTIOGA

Pavimentação avança com conclusão de obras contra alagamento no Maitinga

POLÍTICA

Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

SEGURANÇA

Projeto ensina alunos de Santos a evitar acidentes elétricos com pipas

2
Entre em nosso grupo