Segunda, 29 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,51

Santos

24ºC

Instituto Gremar amplia sua atuação em Itanhaém com Centro de Reabilitação para Animais Silvestres

Rosane Farah - Bióloga, responsável técnica pelo Instituto Gremar - Guarujá

Rosane Farah

30/10/2021 - sábado às 16h47

Devido ao impacto do desenvolvimento urbano desenfreado sobre as áreas naturais, cada vez mais animais silvestres são vítimas da perda de habitat, sofrendo com a chamada interação antrópica.

Muitos deles são encontrados em estado crítico, em consequência, principalmente, de atropelamentos, ingestão de resíduos sólidos (lixo, linhas de pipa e pesca), queimadas, ataque de animais domésticos, choques elétricos, intoxicação, colisão com vidraças e até mesmo maus tratos.

Este contexto torna cada vez mais necessária a existência de Centros de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), ferramentas de suporte direto aos animais vítimas do avanço das cidades ante as florestas.

Nós, do Instituto Gremar, por exemplo, mantemos um CRAS em funcionamento em Itanhaém (SP), desde 2015 – por sinal, o primeiro inaugurado na cidade.

Devido à grande biodiversidade da região, com cerca de 300 km² de Mata Atlântica preservada, o equipamento se tornou um importante ponto estratégico para prestação de primeiros atendimentos aos animais vivos debilitados entre os municípios de Praia Grande e Peruíbe, até que estejam aptos à reintrodução em seu habitat natural.

O CRAS Itanhaém conta com ambulatório para atendimento, recintos para aves e tanques para répteis e pequenos mamíferos para promoção de meios de resposta à fauna e estudos de impactos ambientais, que avaliam as consequências das ações humanas sobre esse ambiente.

Todo este trabalho está mais fortalecido desde setembro deste ano, quando tivemos nossos serviços contratados pela Prefeitura de Itanhaém para recebimento, tratamento, reabilitação e soltura dos animais silvestres resgatados na cidade.

Em pouco mais de um mês, com apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar Ambiental, mais de 150 animais já foram atendidos, o que demonstra o quanto são imprescindíveis políticas públicas voltadas à conservação das espécies e o meio ambiente em que vivem.

A existência de um CRAS em Itanhaém também é uma das ações previstas no Plano Municipal da Mata Atlântica (2020), o que reforça o compromisso do Poder Público local com a proteção da biodiversidade.

Entendemos, ainda, que tais ações também devem ser compartilhadas com a população, dado o seu protagonismo direto em relação à interação desses animais com o meio urbano.

Pensando nisso, o Instituto Gremar mantém uma equipe de educação ambiental que desenvolve diversas atividades voltadas à conservação e proteção da biodiversidade.

É uma forma a inserir no cotidiano das pessoas informação e conhecimento, visando promover a mudança de comportamento necessária para criar um ambiente mais harmonioso de convívio entre seres humanos e a fauna silvestre.

E você? Ao olhar pela janela ou caminhar por aí, já percebeu quantos animais silvestres dividem o mesmo ambiente conosco no dia-a-dia?

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

TRANSPORTE

Autolotações dos morros de Santos iniciam integração com o VLT em 1º de maio

LEIA A COLUNA

Câmara de Bertioga tem custo 2,5 vezes maior à mediana de cidades do mesmo porte

PROGRAMA

Banda Kubo Mágico apresenta flashbacks no Brisamar Shopping neste domingo

2
Entre em nosso grupo