Domingo, 28 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,51

Santos

25ºC

Dois casos que resumem um ano de muitos desafios para o Instituto Gremar

Rosane Farah - Bióloga, responsável técnica pelo Instituto Gremar - Guarujá

Rosane Farah

30/12/2021 - quinta às 18h03

Chegamos à última semana do ano e aqui, no Instituto Gremar, também costumamos nesta época lembrar alguns dos principais casos que atendemos.
 
Hoje, portanto, quero compartilhar com os leitores do Portal BS9 dois processos de reabilitação que marcaram este ano de 2021, tão desafiador em todos os sentidos.
 
O primeiro deles é o de um mandrião de cauda-comprida (Stercorarius longicaudus), que resgatamos na Praia do Tombo, no Guarujá (SP), no dia 17 de setembro, em acionamento pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).
 
Encontramos o animal prostrado, abaixo do peso e com componentes de consistência oleosa em ¾ do seu corpo, incluindo cabeça, pescoço, ventre, ponta das asas e cauda, um quadro bastante complexo.
 
Durante o processo de estabilização, a ave foi encaminhada a uma baia coberta com mantas absorventes, além de receber óleo vegetal nas penas afetadas, prática que chamamos de pré-banho. Essa técnica faz com que as moléculas do óleo vegetal se unam às do resíduo, facilitando sua remoção no momento da lavagem.
 
Após esta primeira etapa, a ave foi submetida a dois banhos para a retirada completa do resíduo oleoso, além de todo tratamento clínico suporte. Durante o processo, sempre é utilizada água doce e aquecida, para que o animal, mesmo com sua capacidade de isolamento térmico comprometida pelo óleo, mantenha sua temperatura corporal.
 
Além disso, é utilizado um detergente próprio para retirada desse tipo de resíduo das penas de aves, bem como uma técnica de limpeza que não prejudique a estrutura das mesmas.
 
Depois que todo o resíduo oleoso foi removido, a ave pôde ser transferida para um recinto externo onde felizmente deu sinais de recuperação: explorava bem o local, passou a realizar pequenos voos, a se alimentar e a tomar banhos espontaneamente. A impermeabilização de suas penas também melhorou e, para nossa satisfação, 54 dias depois de chegar a nossa base, o mandrião pode ser reintegrado à natureza.

Reabilitar uma ave apresentando alto grau de contaminação com resíduo oleoso não é uma tarefa fácil. Exige não somente técnica, mas também uma equipe muito cuidadosa e dedicada. Felizmente, conseguimos reverter o quadro e devolvê-la para seu habitat.

 

* * *
 
O segundo caso ainda está em andamento, mas os prognósticos são positivos.

Trata-se de um filhote de tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), que se recupera de um quadro severo de anemia em nosso Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos.
 
O animal passou por uma transfusão sanguínea logo após o resgate realizado na Praia de São Pedro, também no Guarujá (SP), no dia 8 de setembro, em outro acionamento pelo PMP-BS.
 
Trata-se de um recurso habitualmente utilizado em casos emergenciais, não somente de anemia, mas também em quadros de subnutrição ou hemorragia causada por colisões com embarcações sou lesões externas.
 
Para que a transfusão de sangue pudesse ocorrer, o Instituto Gremar obteve a doação por meio de uma tartaruga de quase 60 kg da mesma espécie, então em reabilitação no Instituto de Pesquisa Cananéia (IPEC).
 
O resultado foi satisfatório e, desde então, o filhote tem apresentado melhora, com quadro atualmente estável. Semanalmente, ele é medido e pesado: na última sessão já apresentava 1,1kg e 21 cm de comprimento de carapaça – números bastante significativos, considerando que foi resgatado com apenas 300g e 10 cm.
 
A tartaruga continuará sob cuidados especiais, desde a dieta alimentar até o estímulo ao nado, específicos para a continuidade de seu desenvolvimento e o fortalecimento muscular e respiratório.
 
Esperamos que, em 2022, a sua soltura seja uma das boas notícias que teremos para compartilhar.
 
* * *
 
Antes de encerrar, quero ressaltar algo importante: os desafios enfrentados pelos animais marinhos não terminam quando eles deixam um centro de reabilitação devidamente restabelecidos. Na verdade, é justamente aí que eles recomeçam.
 
Para ajudá-los a superar cada um destes ciclos, felizmente já contamos com iniciativas transformadoras como o PMP-BS, desenvolvido para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
 
O projeto, que tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, abrange o monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos.
 
Realizado desde Laguna (SC) até Saquarema (RJ), o PMB-BS é dividido em 15 trechos, sendo o Instituto Gremar responsável pelo Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga, no litoral de São Paulo. Para acioná-lo, basta entrar em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711-4120.
 
Ressalto também o suporte de nossos parceiros, colaboradores e dos órgãos ambientais competentes em ações periódicas que visam conscientizar a sociedade em favor da causa ambiental, propondo práticas mais sustentáveis e ecologicamente responsáveis para o dia-a-dia.
 
É fortalecendo cada vez mais esta rede de ação e apoio que prosseguiremos trabalhando com todo empenho em 2022.
 
Até lá!

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

LEIA A COLUNA

Juiz de SV volta atrás de decisão e enquete eleitoral virtual é mantida

SANTOS

Exposição de carros antigos terá dezenas de 'Fordinhos' e outros modelos

PROGRAMA

Chorinho no Aquário recebe pela primeira vez o som de Ary Borges Quarteto

2
Entre em nosso grupo