Quinta, 25 de Abril de 2024

DólarR$ 5,15

EuroR$ 5,46

Santos

24ºC

De quantos líquidos somos feitos

Helquemim Maber - Terapeuta alquímico e Diretor do Espaço Cultural Villa Mondo

Helquemim Maber

08/05/2022 - domingo às 00h00

Sorte ou azar de escritor. Sempre meu dia de escrever para o BS9 é o dia 8. Hoje é dia das mães. A sorte claramente vem da amplitude do tema. O azar vem da dificuldade que existe diante das impressionantes campanhas publicitárias que logo após a páscoa/carnaval borbulharam nos canais de televisão e da dedicação de tantos poetas ao assunto.

A maternidade é assunto inesgotável. Podemos abordar o tema de tantas formas. O único que quero fugir são os temas morais. Mudou o tempo, mudaram as teorias, todas as formas já são questionadas, a família tem tantos modelos hoje em dia.

A ciência encontra seus caminhos. Provetas, congelamentos, tratamentos. Mas não há indícios de que o nascimento possa não vir a ser desde uma mulher, ou ainda, de uma linha “matrix" que vai gerando a descendência geração após geração através de mulheres. Fortes ou fracas, não importa, surgimos de mulheres.

O poder do feminino inclui o ser mãe, quando se quer, e algumas vezes quando se pode.

Na tradição alquímica a mulher é representada pela lua. Astro das fases que bem conhecemos. O forte brilho que na escuridão da noite poderia nos nortear não fossem as luzes da cidade grande que a ofuscam e que obviamente foram inspiradas nela, a lua.

Também os dois elementos “ar” e “água" a representam. Símbolos do pensamento e da intelectualidade e de toda a fluidez que a vida deve ter.

O que seria de nós se não tivéssemos água e ar? Simplesmente não seríamos. Do amniótico viemos. A mulher nos doa um percentual de sua água até que possamos ocupar pulmões de ar. Uma vez ocupados por ar, ainda assim predomina o elemento mãe, a água.

Mas a água doada pela mãe não para por ai. Os primeiros passos cheios de lágrimas de alegria e nossas dificuldades permeadas pelas lágrimas de dor. Hoje é o dia de lembrar da parte boa. De sorrir, de puxar para a memória aromas, falas, momentos bons.

Uma vez humanas, as mães também falham. Deixam marcas nem sempre positivas e traumas, desde os intra-uterinos aos pós parto. Porque repito: são humanas.
O erro é prenuncio do acerto. Então chega a nossa parte. Ensinados pelos bons ou maus caminhos, temos que trilhar nossa própria história.

Lembre-se sempre. Sua mãe será sempre sua mãe.

Um vínculo que nem a morte pode separar, nosso DNA que o diga.

Me desculpem os letrados, mas mãe deveria ser adjetivo e daqueles grandes e iluminados. Simples assim: existe mulher e existe mulher mãe. E se for mãe de sete, como a minha, ai deveria existir uma elevação de potencia matemática. Ou recompensas governamentais por povoar a nação. Hoje é dia das mães. Aquele dia que elas são enaltecidas por serem mãe por 365. Que todas elas vivam longamente e tenham suas recompensas garantidas! E muito, muito obrigado pelo dom de nos fazer existir.

 

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

BERTIOGA

Pavimentação avança com conclusão de obras contra alagamento no Maitinga

POLÍTICA

Deputado do PT completa lista tríplice para relatar cassação de Brazão

SEGURANÇA

Projeto ensina alunos de Santos a evitar acidentes elétricos com pipas

2
Entre em nosso grupo