Quarta, 08 de Maio de 2024

DólarR$ 5,09

EuroR$ 5,47

Santos

31ºC

Cobertura vacinal: a missão de alcançarmos excelência em saúde pública

Ana Paula Nunes Viveiros Valeiras - Chefe do Departamento de Vigilância em Saúde de Santos

Ana Paula Viveiros Valeiras

22/05/2022 - domingo às 00h00

Desde o início do enfrentamento da pandemia no Brasil, como um dos pilares na estratégia de combate ao vírus Sars-CoV-2, sabíamos que a busca pela vacina contra a Covid-19 era imprescindível para o enfrentamento da doença.

Quando estávamos, há dois anos, enfrentando a COVID 19, estava ansiosa pela chegada da vacina em nosso município. Foram dias intermináveis.... e a incerteza do que ainda iríamos enfrentar....

O trabalho de quem é responsável pela vacina vai muito além do que todos possam imaginar... o recebimento das vacinas, o armazenamento, a distribuição, os registros e a criação de diferentes estratégias para que todas as atividades da gestão da Central de Imunização sejam bem sucedidas é o nosso papel principal. Isso requer conhecimento, dedicação e muita responsabilidade. Vacinar não se resume apenas ao momento da aplicação. É preciso ser motivador, acreditar que tudo pode melhorar, desde que façamos a nossa parte.

Apesar de trabalhar com várias campanhas de vacinação, essa específica de COVID 19 carregou um peso maior, pois nela estava embutida a esperança de dias melhores e um avanço na prevenção da doença.

Desde que as primeiras doses de vacina contra a covid-19 chegaram em Santos a emoção e gratidão tomou conta do meu ser. Sim, era a esperança de estar mais perto de nossas famílias, do nosso trabalho, de iniciar a vacinação da nossa população, que tanto sofria com as perdas de tantas vidas...


E assim iniciamos a nossa jornada, cada dia um dia de aprendizado. Fazendo um esforço junto com a equipe, para que todos tivessem o seu direito garantido. Foram dias difíceis, mas recompensador.

A vacinação não é uma novidade para nós. É a garantia de que doenças já erradicadas e controladas não retornem ao nosso país. As campanhas de vacinação de tantos outros agravos sempre fizeram parte do povo brasileiro. Entretanto, apesar de presente em nossas vidas, a importância das vacinas muitas vezes passa despercebida e é colocada em segundo plano. Esse cenário acaba causando diversos atrasos e problemas no controle de doenças no país. 

Sabemos da importância da vacinação, mas a atual situação da cobertura vacinal no nosso país não tem sido boa. A cobertura vem caindo a cada ano e cada vez que detectamos isso, o significado é muito mais do que um número. É a percepção de que as pessoas não estão ficando imunes e além disso, significa a possibilidade do ressurgimento de doenças que já haviam sido eliminadas no país.
 
Precisamos voltar a atualizar a vacinação de todas as doenças no nosso dia a dia. Precisamos não esquecer da importância contínua delas para não voltarmos a viver surtos de doenças que já possuem prevenção eficaz. Continuamos vigilantes, mas cada um deve ser responsável para obtermos o sucesso.

Portanto, não vamos deixar de cumprir o nosso papel. Continuamos na luta diária de alcançar a cobertura vacinal de várias vacinas. Precisamos ser agentes de motivação para que todos sejam vacinados. Temos as vacinas dos agravos, temos equipe, temos estratégias para alcançar nossas metas...Vamos juntos construir uma Saúde Pública de excelência.

Deixe a sua opinião

Últimas Notícias

ver todos

ZELADORIA

Cemitérios de Guarujá estão prontos para receber visitantes no Dia das Mães

BERTIOGA

Posto de Atendimento ao Trabalhador está com 54 vagas de emprego disponíveis

ATÉ NOVEMBRO

Professores de Guarujá passam por formação do Governo do Estado

2
Entre em nosso grupo