Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,42

EuroR$ 5,81

Santos

28ºC

BS9 - Badra Comunicação

Emprego: enquete Badra-BS9 revela que 24% das pessoas já mentiram de alguma forma no currículo

Consultor de RH e recrutamento alerta que o candidato tem que provar suas competências

Por Adriana Martins - Redação BS9

19/05/2021 - quarta às 09h00

Internautas votaram no portal de domingo, dia 16, a quarta-feira, dia 19; maioria afirmou dizer a verdade

Em sua enquete de lançamento, o Portal BS9 News perguntou: para conseguir emprego, você já mentiu no currículo alguma vez? Quase um quarto dos internautas, 24%, respondeu que sim. A maioria, 76%, afirma dizer a verdade. A consulta ficou no ar do último domingo, dia 16, às 19h30 desta quarta-feira, dia 19.

Se você está no primeiro grupo, fica o alerta: em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e seletivo, não dá para fantasiar no que é considerado pelas empresas e recrutadores o seu cartão de visitas.

“Não tem como enganar. A tecnologia não deixa escapar nada na triagem. Consultamos as empresas citadas e o e-social (programa do governo federal que unificou as informações dos trabalhadores) traz tudo bem amarrado”, explica Alexandre Suarez Rodrigues, gerente geral da Sucel, empresa de Santos que atua há mais de 30 anos na área de RH e recrutamento.

Além disso, você corre o risco de pagar um mico imenso ao ser descoberto. Quem não lembra da história do professor Carlos Alberto Decotelli, escolhido para ser ministro da Educação pelo presidente Jair Bolsonaro, em junho de 2020, e que colocou informações a mais no currículo? Estava escrito lá: “Licenciatura em Ciências Econômicas, Mestre pela Fundação Getúlio Vargas, Doutorado pela Universidad de Rosário (Argentina) e Pós-Doutorado pela Universidade de Wuppertal, na Alemanha”.

Com a divulgação das qualidades do ex-futuro ministro, o reitor da universidade argentina, Franco Bartolacci, comunicou que Decotelli não obteve o título. Já a universidade alemã informou que ele “fez uma pesquisa por três meses em 2016”, mas não obteve nenhum título. Claro que Decotelli pediu demissão depois de ter passado a maior vergonha.

Rodrigues alerta, ainda, que são aplicados testes nos candidatos. A vaga exige que a pessoa seja bilíngue? Vai ter que gastar o inglês para provar. Colocou que sabe mexer no Excel e arrasa nas planilhas? Prepare-se porque vai ter que mostrar.

“Mesmo em tempos de pandemia, com recrutamento e entrevistas feitas por meio de videochamadas, não dá para enganar. O vídeo capta tudo e o entrevistador tem experiência para saber se o candidato está falando a verdade ou não, ele é treinado para isso”.

Estratégia
Claudia Luiza Toss, psicóloga clínica e hospitalar, conta que convivemos com a mentira diariamente. Às vezes por nos sentirmos inseguros, outras vezes por medo. E até por compulsão. “Agora, mentir sobre currículo ou em uma entrevista de emprego não é e nunca será uma boa estratégia”, atesta.

Para ela, agir com sinceridade em relação à experiência de trabalho ou capacitações vale não somente como apresentação das competências como, também, pode indicar que você quer continuar aprendendo. E isso é positivo.

Para quem precisa fazer ou refazer o currículo, Alexandre Suarez Rodrigues recomenda:

- Aposte em uma página bem feita, e não em três, quatro folhas. Um bom currículo deve ser objetivo, claro e – lembre-se – verdadeiro!

- A experiência profissional trata da sua trajetória, como uma linha do tempo. Comece sempre pelo último local onde atuou.

- Grandes lacunas de tempo na experiência (dois anos, por exemplo) não são bem vistas. A não ser que você tenha parado para estudar.

- Outro lembrete importante é que o currículo deve casar com a entrevista.

- Não coloque objetivo no currículo. Se a vaga é para motorista, por exemplo, a empresa quer um motorista.

- Deixe a pretensão salarial para a entrevista, ainda mais se essa informação não for solicitada previamente.

Traição
A nossa próxima enquete já está no ar! Você já traiu o seu parceiro ou parceira alguma vez (pulou a cerca)? Sim? Não? Não vai responder? Xi... O resultado sai no domingo, dia 23.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

BAIXADA SANTISTA

Instituto Badra divulga nova série de pesquisas em parceria com a TV Thathi Band Litoral

Instituto Badra

Pesquisa revela que 37% das mães paulistas têm dificuldade de dizer não para seus filhos

INFORMATIVO

Instituto Paraná confirma tendência antecipada por pesquisa Badra na corrida pela Prefeitura de SP

2
Entre em nosso grupo