Quinta, 25 de Junho de 2026

DólarR$ 5,20

EuroR$ 5,89

Santos

17ºC

TECNOLOGIA

Congonhas e Santos Dumont vão ter embarque por reconhecimento facial

O objetivo é tornar o embarque mais rápido e seguro

Por Gabriel Brum - Da Agência Brasil

12/02/2022 - sábado às 11h05

O sistema utiliza as bases da Carteira Nacional de Habilitação e da Justiça Eleitoral - (foto: Freepik)

Os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro, vão receber de forma definitiva o embarque com reconhecimento facial 100% digital. Infraero e Serpro assinaram nesta sexta-feira, dia 11, um acordo de cooperação técnica para colocar o projeto em funcionamento.

O sistema utiliza as bases da Carteira Nacional de Habilitação e da Justiça Eleitoral para verificar a identidade do passageiro.

Quem fizer o embarque inicial nesses aeroportos precisa realizar o check in pelo aplicativo da empresa aérea. Depois é só mostrar o rosto para o equipamento de leitura biométrica. Documentos e bilhete aéreo não são necessários. Neste primeiro momento, o embarque biométrico será só para adultos.

Caso o aplicativo da empresa não esteja adaptado ou a pessoa não tenha esses dados cadastrados, é só seguir o modelo tradicional.

O objetivo é tornar o embarque mais rápido e seguro.

A Infraero tem 18 meses para comprar os equipamentos. O Serpro fornecerá a solução para validação das identidades. Segundo o presidente da Infraero, Hélio Paes Junior, a licitação já está publicada e abre em cerca de sete dias. A operação deve começar no meio do ano.

O secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse que a tecnologia pode ser usada no futuro em outras modalidades de transporte.

A fase de testes do projeto Embarque Mais Seguro passou por sete aeroportos. Mais de 6 mil e 200 passageiros participaram.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAMUSV

Ministro da Saúde Alexandre Padilha visita CAPS III Rio Branco e anuncia renovação da frota do SAMU

SAÚDE

Cubatão recebe unidade móvel de saúde do programa 'Agora Tem Especialistas'

SUS

Em SP, ministro Padilha lança, pela primeira vez, política para população em situação de rua

2
Entre em nosso grupo