SAMU SV
Unidade será inaugurada no dia 3 de julho e reforçará a rede de atenção psicossocial do Município
Da redação
25/06/2026 - quinta às 09h16
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou uma vistoria, nesta quarta-feira (24), no novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Rio Branco, equipamento que fortalecerá a rede de atenção psicossocial de São Vicente. A unidade, localizada na Rua Donald Alexandre Kelmann, 235, no Jardim Rio Branco, será inaugurada no dia 3 de julho.
Viabilizado por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o CAPS III recebeu investimento federal e contará com estrutura moderna para atendimento especializado a pacientes com transtornos mentais severos e persistentes. O espaço dispõe de salas para atendimentos individualizados, ambientes destinados a atividades coletivas e de convivência, farmácia, acolhimento e quartos coletivos com acomodações individualizadas.
Durante a visita, o ministro ressaltou a importância do fortalecimento da saúde mental e destacou a qualidade da estrutura que será disponibilizada à população vicentina: "É uma grande satisfação ver a estrutura e a dignidade que este novo CAPS proporcionará ao cuidado da saúde mental em São Vicente. Esta é uma obra realizada com recursos do Governo Federal, por meio do PAC, em parceria com a Prefeitura de São Vicente. Tenho certeza de que as pessoas que chegarem aqui serão muito bem acolhidas e cuidadas em um momento tão importante de suas vidas".
Ele também reconheceu o trabalho dos profissionais da área e destacou o papel dos Centros de Atenção Psicossocial na rede pública de saúde: "Os Centros de Atenção Psicossocial representam a possibilidade de oferecer um cuidado mais próximo da comunidade, integrado à atenção básica e a toda a rede de saúde. Esta região da Baixada Santista sempre foi referência no cuidado em saúde mental e, com essa nova estrutura, São Vicente tem tudo para voltar a ser um exemplo nessa área".
A secretária da Saúde, Michelle Santos, ressaltou a relevância da parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura para a ampliação dos serviços de saúde na Cidade: "Tenho certeza de que esta unidade vai elevar o cuidado em saúde mental a outro patamar na cidade. Quando investimos em saúde mental, estamos olhando para o futuro. Os impactos da pandemia reforçaram ainda mais a necessidade de ampliarmos esse cuidado, desde a atenção primária até os CAPS e a rede hospitalar, garantindo um atendimento cada vez mais acolhedor, humanizado e especializado para a população."
A secretária também agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e reforçou o compromisso da gestão municipal com a população: "Hoje é um dia histórico para São Vicente. Celebramos a conclusão desta obra e reafirmamos nosso compromisso com a população. A inauguração está prevista para o dia 3 de julho, oferecendo um serviço de qualidade e um atendimento digno para quem mais precisa".
Além da visita ao CAPS III Rio Branco, o ministro Alexandre Padilha confirmou a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Vicente. O Município receberá três novas ambulâncias de suporte básico e uma ambulância de suporte avançado (UTI), ampliando e fortalecendo a capacidade de atendimento de urgência e emergência prestado à população.
--
Deixe a sua opinião
ver todos