Quinta, 25 de Junho de 2026

DólarR$ 5,21

EuroR$ 5,92

Santos

16ºC

SAMU SV

Ministro da Saúde Alexandre Padilha visita CAPS III Rio Branco e anuncia renovação da frota do SAMU

Unidade será inaugurada no dia 3 de julho e reforçará a rede de atenção psicossocial do Município

Da redação

25/06/2026 - quinta às 09h16

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, realizou uma vistoria, nesta quarta-feira (24), no novo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS III) Rio Branco, equipamento que fortalecerá a rede de atenção psicossocial de São Vicente. A unidade, localizada na Rua Donald Alexandre Kelmann, 235, no Jardim Rio Branco, será inaugurada no dia 3 de julho.

Viabilizado por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o CAPS III recebeu investimento federal e contará com estrutura moderna para atendimento especializado a pacientes com transtornos mentais severos e persistentes. O espaço dispõe de salas para atendimentos individualizados, ambientes destinados a atividades coletivas e de convivência, farmácia, acolhimento e quartos coletivos com acomodações individualizadas.

Durante a visita, o ministro ressaltou a importância do fortalecimento da saúde mental e destacou a qualidade da estrutura que será disponibilizada à população vicentina: "É uma grande satisfação ver a estrutura e a dignidade que este novo CAPS proporcionará ao cuidado da saúde mental em São Vicente. Esta é uma obra realizada com recursos do Governo Federal, por meio do PAC, em parceria com a Prefeitura de São Vicente. Tenho certeza de que as pessoas que chegarem aqui serão muito bem acolhidas e cuidadas em um momento tão importante de suas vidas".

Ele também reconheceu o trabalho dos profissionais da área e destacou o papel dos Centros de Atenção Psicossocial na rede pública de saúde: "Os Centros de Atenção Psicossocial representam a possibilidade de oferecer um cuidado mais próximo da comunidade, integrado à atenção básica e a toda a rede de saúde. Esta região da Baixada Santista sempre foi referência no cuidado em saúde mental e, com essa nova estrutura, São Vicente tem tudo para voltar a ser um exemplo nessa área".

A secretária da Saúde, Michelle Santos, ressaltou a relevância da parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura para a ampliação dos serviços de saúde na Cidade: "Tenho certeza de que esta unidade vai elevar o cuidado em saúde mental a outro patamar na cidade. Quando investimos em saúde mental, estamos olhando para o futuro. Os impactos da pandemia reforçaram ainda mais a necessidade de ampliarmos esse cuidado, desde a atenção primária até os CAPS e a rede hospitalar, garantindo um atendimento cada vez mais acolhedor, humanizado e especializado para a população."

A secretária também agradeceu o apoio do Ministério da Saúde e reforçou o compromisso da gestão municipal com a população: "Hoje é um dia histórico para São Vicente. Celebramos a conclusão desta obra e reafirmamos nosso compromisso com a população. A inauguração está prevista para o dia 3 de julho, oferecendo um serviço de qualidade e um atendimento digno para quem mais precisa".

Além da visita ao CAPS III Rio Branco, o ministro Alexandre Padilha confirmou a renovação da frota do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Vicente. O Município receberá três novas ambulâncias de suporte básico e uma ambulância de suporte avançado (UTI), ampliando e fortalecendo a capacidade de atendimento de urgência e emergência prestado à população.

--

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

MEIO AMBIENTE

Tecnologia favorece descarte adequado de grandes eletrodomésticos

SAÚDE

Cubatão recebe unidade móvel de saúde do programa 'Agora Tem Especialistas'

SUS

Em SP, ministro Padilha lança, pela primeira vez, política para população em situação de rua

2
Entre em nosso grupo