Segunda, 04 de Dezembro de 2023

DólarR$ 4,88

EuroR$ 5,34

Santos

25ºC

Brasil

Capital registra 24 casos confirmados de flurona, uma coinfecção por influenza e Covid-19

Casos de coinfecção também foram registrados no Ceará e no Rio de Janeiro

Por Fábio Pescarini - Folhapress

04/01/2022 - terça às 17h00

Casos de flurona também foram registrados no Ceará e no Rio de Janeiro - Divulgação/NIAID

A cidade de São Paulo já registrou 24 casos de coinfecção por Covid-19 e influenza, fenômeno que está sendo chamado de "flurona", uma junção do nome das duas doenças.
 
Os dados foram confirmados à reportagem no início da tarde desta terça-feira, dia 4, pela Secretaria Municipal da Saúde.
 
Segundo a pasta, desde 2020, todos os pacientes com SRAG (Síndrome Respiratórias Agudas Grave) hospitalizados têm coletada amostra para pesquisa dos vírus influenza e Sars-CoV-2.
 
"Dados do Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe [Sivep-Gripe] indicaram 24 registros de Srag com coinfecção de influenza e Covid-19, considerando a metodologia RT-PCR detectável para ambos os vírus", afirma a secretaria, em nota.
 
A pasta diz ainda que está monitorando os pacientes com síndrome respiratória hospitalizados, realizando um painel viral.
 
Casos de coinfecção por Covid-19 e influenza também foram registrados no Ceará e no Rio de Janeiro.
 
Na manhã desta terça, o Hospital Municipal da Brasilândia, voltado atualmente para acolhimento e tratamento dos casos de síndromes gripais, tinha 121 pacientes internados em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e 164 em enfermaria, o que representa 70% de ocupação da unidade da zona norte da cidade de São Paulo, que também atende pacientes com Covid-19.
 
De acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, ainda não é possível saber se a coinfecção eleva a gravidade do quadro do paciente. "Tanto a Covid-19 quanto a influenza são doenças respiratórias, porém a chamada flurona é muito nova e não sabemos se a combinação dos dois vírus causa doenças mais graves."
 
Weissmann alerta que a tendência de dupla infecção aumente em razão das festas de fim de ano e da proximidade com o Carnaval.
 
Testes Segundo a prefeitura, uma em cada quatro pessoas testadas nas 469 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade de São Paulo teve resultado positivo para o vírus influenza.
 
De acordo com a secretaria, entre a última quinta, dia 30, quando a testagem rápida para o vírus começou, e sexta-feira, dia 31, foram feitos 5.321 testes, com 26% positivos para o vírus influenza. "Os dados se referem para o diagnóstico de influenza A e B", diz a secretaria.
 
Os casos de síndromes gripais têm lotado as unidades de saúde desde a segunda quinzena do mês passado.
 
De acordo com a pasta, dos confirmados, 97% apontaram para influenza A e 3% para o tipo B.
 
Os testes são realizados diante de uma disparada nos casos de gripe. Em dezembro de 2021, foram registrados 286.858 atendimentos a pessoas com quadro respiratório, contra 111.949 atendimentos de pacientes com sintomas gripais em novembro, uma alta de 156%.
 
Os dados de atendimentos na rede municipal de saúde também mostram que dispararam os casos suspeitos de Covid-19. Em novembro foram 56.220, do total de pacientes com sintomas. Já no mês passado foram 133.501 suspeitas do coronavírus, um aumento de 137,6%.
 
Nos três primeiros dias de janeiro, até o fim da manhã desta segunda-feira, dia 3, foram foram realizados 20.333 atendimentos a pessoas com sintomas respiratórios, sendo 11.585 suspeitos de Covid-19.
 
Desde o último dia 23 de novembro, a prefeitura retomou a vacinação contra o vírus H1N1, que tem pouco efeito sobre a epidemia atual, provocada pela Darwin, variante da influenza H3N2.
 
A vacina está sendo aplicada em toda a rede. Estão abertos os megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h, e as UBSs e Amas/UBSs (Assistências Médicas Ambulatoriais) Integradas, das 7h às 19h.
 
O médico Renato Kfouri, diretor da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), diz que não é recomendado que uma pessoa já vacinada tome o mesmo imunizante de novo e é preciso esperar a nova campanha de vacinação, prevista para abril do ano que vem.
 
A vacina contra a influenza H3N2 só deve estar disponível a partir do mês de março nas clínicas particulares.
 
Os postos da capital também estão imunizando contra a Covid-19. De acordo com a secretaria, é possível tomar as duas vacinas de uma vez.
 
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a síndrome gripal é caracterizada pela pessoa com quadro respiratório agudo, com pelo menos dois dos seguintes sintomas:
 
febre 
calafrios 
dor de garganta 
dor de cabeça 
tosse 
coriza 
distúrbios olfativos 
distúrbios degustativos

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EMPREGO

Brasil cria 190 mil empregos formais em outubro e acumula quase 1,8 milhão de novas vagas em 2023

EMPREGO

São Paulo tem saldo de 69,4 mil empregos formais em outubro de 2023

SAÚDE

Centro de Referência de DST de SP conquista certificação internacional

2
Entre em nosso grupo