Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,39

EuroR$ 5,79

Santos

28ºC

SAÚDE

Peeling de fenol: entenda e conheça os riscos do procedimento

Tema ganhou repercussão após morte de empresário em decorrência do protocolo, em São Paulo

Robson de Castro

10/06/2024 - segunda às 11h32

O peeling de fenol é um tratamento eficaz para rugas, cicatrizes e flacidez da face, pois promove a renovação celular e gera um aspecto liso e rejuvenescido na pele. Apesar disso, ele é agressivo, causa queimaduras e deve ser realizado por um médico capacitado. 

O procedimento consiste na aplicação de uma solução composta por óleo de cróton e fenol, que pode ser diluído em várias concentrações distintas e pode se tornar mais ou menos superficial. Após a aplicação, ocorre uma queimadura e um desprendimento da epiderme - camada superficial da pele, da derme, ou ambas, que varia conforme a profundidade do peeling. 

Nadine Vandresen, médica dermatologista, explica que a concentração do fenol utilizada no procedimento varia conforme a área aplicada. "O fenol pode ter várias concentrações na fórmula, que devem ser respeitadas para que não exista risco, na região dos olhos, por exemplo, utilizamos uma concentração de 0,2 de formol".

De acordo com a dermatologista, "o fenol é uma substância nefrotóxica, hepatotóxica e cardiotóxica, fazendo com que o procedimento seja contraindicado para quem tem problemas nos rins, fígado e coração, pois pode provocar arritmia, parada cardíaca e morte súbita, caso seja feito por um médico não habilitado. E além disso, pacientes com pele morena devem receber um tratamento prévio antes de realizar o procedimento".

"Conforme a concentração da substância e a área tratada, é necessário que o paciente faça exames de sangue e eletrocardiograma prévios. Além disso, ele pode ser feito em ambulatório, caso a concentração da substância for pequena, mas os batimentos cardíacos do paciente devem ser monitorados a todo instante. Caso ao contrário, e o procedimento for demorado e em alta concentração, o paciente deverá ser levado ao centro cirúrgico", afirma a dermatologista. 

O período de recuperação do procedimento é demorado e a exposição solar deve ser evitada. O rosto do paciente fica com aspecto de queimado e os efeitos locais podem variar de edema, eritema, bolhas e secreção amarelada. Após cerca de quinze dias, ocorre a descamação da pele, durante esse período, é necessário o acompanhamento médico diário. "A recuperação é um pouco difícil. Nos primeiros dez a quinze dias, o paciente usa uma máscara para proteger o rosto e estamos em contato auxiliando ele diariamente. Quando essa máscara é retirada, a pele fica com aspecto bem avermelhado que vai diminuindo com o tempo e o rejuvenescimento é realmente muito intenso", finaliza Nadine.

 

Sobre a Clínica Nadine Vandresen

Idealizada pela médica dermatologista Nadine Vandresen, a Clínica Nadine Vandresen tem sede em Brusque (SC). Graduada em medicina pela Universidade Federal de Santa Catarina e em Residência Médica em Dermatologia no Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, Nadine Vandresen foi destaque em 2023 durante evento da Galderma, em matéria veiculada na revista Forbes Brasil. A Galderma ainda apontou os 30 maiores profissionais da estética em franco desenvolvimento no Brasil, e Nadine foi a única de Santa Catarina na lista. A Clínica Nadine Vandresen é referência no sul do país por seus protocolos exclusivos, associando as principais tecnologias do segmento como o Ultraformer MPT, Tesla Former, Zye Laser, Fotona, Bodytite Inmode, Morpheus, Cooltech e Venus Freeze, que podem ser associados ainda ao Beauty Drips - procedimento exclusivo no Sul do país. Todos voltados para promoção de bem estar, autoestima, beleza e saúde. Segundo a médica, o grande diferencial é saber identificar o melhor tratamento para cada paciente, que possuem necessidades completamente individuais, com tratamentos personalizados e exclusivos. O corpo clínico é formado por Sulamita Okayama, cirurgiã plástica e especialista em rejuvenescimento íntimo interno e externo, e Camila Zompeiro, médica dermatologista especialista em tricologia médica.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIVERSÃO

Museu da Energia de São Paulo completa 19 anos em junho

SAÚDE

Brasil registra mais de 5 mil casos da febre Oropouche em 2024

EMPRESAS

Ikesaki inaugura 1ª Loja na Baixada Santista e oferece cursos profissionalizantes

2
Entre em nosso grupo