Sábado, 02 de Agosto de 2025

DólarR$ 5,53

EuroR$ 6,41

Santos

17ºC

TECNOLOGIA

O que é o Discord? Aplicativo que ficou famoso entre os jovens e que já foi usado para crimes

Plataforma de ligações e conversas de texto fica cada vez mais popular no Brasil e no mundo

Pedro Juvenal

15/04/2025 - terça às 16h17

Em 2015, o aplicativo foi criado para permitir que pessoas pudessem conversar por ligações e por mensagens de texto enquanto jogavam jogos online. Durante a pandemia, a plataforma ficou cada vez mais popular, afinal, com todos em casa, os adolescentes ficavam mais tempo em seus computadores jogando e conhecendo pessoas novas.

 

Uma das principais ferramentas do aplicativo são os servidores, grupos criados pelos próprios usuários sobre qualquer assunto que os interesse. Esses servidores antes eram criados com o intuito de unir as comunidades de cada jogo, porém com o tempo começaram a ser criados servidores para propagar violência e preconceito contra minorias.

 

Atualmente, o Discord possui mais de 200 milhões de usuários ativos, e a plataforma tem o Brasil como seu segundo maior mercado no mundo. Esse grande número de usuários e a falta de uma moderação ativa fez com que grupos se juntassem e cometessem atos ilegais dentro e fora da internet. O caso mais famoso foi o de um jovem de 19 anos que usava o aplicativo para cometer “estupros virtuais” que eram transmitidos para os membros daquele servidor.

 

Apesar de tudo, o Discord é uma plataforma que pode ser usada de maneira saudável e sociável caso exista algum tipo de moderação, e muitos jovens usam a plataforma apenas para se divertir. Com os recentes casos, fica claro que o governo tem planos para investigar a plataforma e garantir que seu uso seja feito sem machucar ninguém.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIVERSÃO

Ruas e Praças de Lazer leva diversão gratuita ao Indaiá neste domingo (3)

EVENTO

Domingo tem show de samba no Orquidário de Santos

ESPETÁCULO

Espetáculo "Mães em Obra" será apresentado gratuitamente em Santos

2
Entre em nosso grupo