Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,42

EuroR$ 5,81

Santos

28ºC

EVENTO

Nos próximos dias 15 e 16 de junho, Santos vai se transformar mais uma vez na capital do Steampunk

Esse estilo metálico e rústico ao mesmo tempo, que ganhou corpo nas décadas de 80 e 90 no meio da ficção científica, tem como premissa a mistura do antigo com o tecnológico, no caso fazendo menção às máquinas da revolução.

Robson de Castro

11/06/2024 - terça às 00h01

Nos próximos dias 15 e 16 de junho, Santos vai se transformar mais uma vez na capital do Steampunk. É a 6ª edição do Steampunk Santos, que acontece entre as 10h e as 19h na Casa da Frontaria Azulejada (Rua do Comércio, 92, no Centro de Santos). Serão dois dias de bate papos, apresentações artísticas, lançamentos, oficinas e palestras sobre a cultura steampunk.
Esse estilo metálico e rústico ao mesmo tempo, que ganhou corpo nas décadas de 80 e 90 no meio da ficção científica, tem como premissa a mistura do antigo com o tecnológico, no caso fazendo menção às máquinas da revolução. 
Algo semelhante acontece com o cyberpunk, considerado uma vertente do steampunk, a diferença é que o primeiro trata de tecnologias do futuro, já o segundo, aborda tecnologias também, porém do passado, por isso "steam" (vapor).
Ao se analisarem as histórias literárias antigas, foi notado que alguns autores já abordavam esse tema, como Júlio Verne (A volta ao mundo em 80 dias), Mary Shelley (Frankenstein) e H. G. Wells (A guerra dos mundos), ícones da literatura mundial. 
No Brasil esse estilo ainda não se disseminou tanto em relação a outros países, como Estados Unidos e Inglaterra, país de origem. Em nosso país o evento mais famoso do tema é o Steamcom, em Paranapiacaba - São Paulo e o outro, sem dúvida, é o Steampunk Santos.
Com o início em 2018, o evento tem como ideia principal, a ampla divulgação do tema, levando para as pessoas um estilo diferente ao qual elas estão acostumadas. Tendo entrada gratuita, o evento traz diversos artistas, escritores de ficção e bandas para integrarem o evento, com mostra de trabalho de ilustradores, quadrinhos, desfile de personagens criados pelos participantes e venda de produtos.
O espaço também serve para jogos de tabuleiro e RPG, com espaço para crianças. Feito para todas as idades o evento tem como ideia reunir as pessoas que gostam do tema, para conversar, curtir, além de trazer novas pessoas, que por ventura se interessaram pelo tema, para um primeiro contato com o universo steampunk.
Outra característica do evento são as pessoas de fora da cidade de Santos que vem para conhecer e aproveitar. Levantamento feito nas edições anteriores revelou que pelo menos 45% das pessoas eram de outras localidades.
Steampunk Santos entrou para o calendário da cidade em 2019 e desde então fizemos uma edição online em 2021, voltando presencialmente em 2022.
Confira a programação:
Palco – Sábado (15/06)
13h- Brinca e Rabisca
15h- Lord A
16h30- Verrina
17h- Dança Flamenca
17h30- Steamplay
18h- Lord A
Nathália (apresentadora)

Domingo (16/06)
12h- BRINCA E RABISCA
14h- Taiko (apresentação dos tambores japoneses do grupo Ryukyu Koku Matsuri Daiko)
15h- Tribal Dance 
16h- DGPP (Dark Goth Post Punk)
17h- Steamplay
18h- DGPP (Dark Goth Post Punk)
Nathália (apresentadora)

Palestras/oficinas
Sábado (15/06)
14h -Oficina de Maquiagem -Prisicila Dalmarco
15h- Montagem Paralela
16h- Video Verrina


Domingo (16/06)
13h- Oficina de Cartolas -Naga Riddle
14h- Vinicius Cinemaqui e André Rittes (Filmes de terror)
15h- Bella
16h- Ludimila Hashimoto

Artits Alley
1-    Kaiju Comics (Santos)
2-    Heleno
3-    Marcelo Quadros
4-    Larissa
5-    Bia Fiats
6-    Melody (Claudia)
7-    Ogam
8-    Heavy and Salsa
9-    O Bruxo
Expositores
1-    Kalt Store -Charlot
2-    Bibelô da Antigas -Bia Maran
3-    Val do café
4-    Thiago do churros
5-    Guilherme Cerveja
6-    Santa Muerte cerveja
7-    Anacronichaos
8-    Aberst
9-    Willy Caolho Burger
10-    Basiike
11-    Alf Geek Way
12-    Bibi Bampa
13-    Juanzito
14-    Willy Caolho Burger
15-    Srta. Pixel


Jogos
Mesa 1- Imagine Mundos
Mesa 2- Lukas
Mesa 3- Contos Lúdicos
Jogos independentes 13 bit
O Steampunk Santos 2024 acontece nos dias 15 e 16 de junho, das 10 às 19h, na Casa da Frontaria Azulejada, na Rua do Comércio, 22, no Centro Histórico de Santos, com entrada gratuita. Paralelamente ao evento acontecerá o tour do terror “Contos de terror e lendas macabras da Ilha de Santos” pelas ruas do Centro, capitaneado por Dino Menezes, idealizador do projeto “Pra quem acredita em fantasmas”.

 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

DIVERSÃO

Museu da Energia de São Paulo completa 19 anos em junho

SAÚDE

Brasil registra mais de 5 mil casos da febre Oropouche em 2024

EMPRESAS

Ikesaki inaugura 1ª Loja na Baixada Santista e oferece cursos profissionalizantes

2
Entre em nosso grupo