Terça, 22 de Julho de 2025

DólarR$ 5,58

EuroR$ 6,52

Santos

22ºC

ECONOMIA

Vale do Ribeira: SP aprova redução nas tarifas de gás natural para as regiões de Sorocaba e Registro

Novas tarifas estão valendo desde 31 de maio, beneficiando consumidores residenciais, comerciais, industriais e de gás natural veicular (GNV) em 93 municípios

Da Redação

04/06/2025 - quarta às 10h49

A Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp) anunciou nesta sexta-feira (30) um reajuste tarifário com redução nos preços do gás natural para todos os segmentos atendidos pela concessionária Naturgy nas regiões administrativas de Sorocaba e Registro. A alteração das tarifas varia entre -13,7% e -2,6%, de acordo com a categoria de consumo.

 

As novas tarifas passaram a valer a partir de 31 de maio, beneficiando consumidores residenciais, comerciais, industriais e de gás natural veicular (GNV) em 93 municípios no sul do Estado de São Paulo.

 

Essa redução é resultado de três fatores principais: atualização da margem de distribuição com base no IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) acumulado até abril de 2025; encerramento de compensações temporárias aplicadas desde 2021; e atualização dos custos do gás e do transporte, conforme os contratos entre a concessionária e seus fornecedores.

 

Além disso, a Arsesp concluiu que não será necessário aplicar o chamado “Termo de Ajuste K” neste reajuste — mecanismo que corrige eventuais diferenças entre os valores efetivamente cobrados e os limites contratuais permitidos.

 

Outro ponto relevante é a conta gráfica, que permite equilibrar o que foi pago pelos consumidores com os custos reais das concessionárias. Neste ciclo, parte desses valores está sendo devolvida aos usuários, o que também contribui para a redução das tarifas.

 

Municípios beneficiados com a redução

A Naturgy atende 93 municípios no Sul do Estado de São Paulo. Entre as cidades contempladas estão: Sorocaba, Votorantim, Itu, Tatuí, Alumínio, Mairinque, São Roque, Araçariguama, Avaré, Iperó, Cesário Lange, Boituva, Porto Feliz, Cerquilho e Laranjal Paulista, entre outras.

 

A nova tabela com os valores atualizados estará disponível nos sites da Naturgy e da Arsesp. Veja abaixo:

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

São Paulo

Sabesp amplia produção de fertilizante a partir de resíduos do tratamento de esgoto no interior

EM SÃO VICENTE

Obras da Sabesp interditam trecho da Rua José Bonifácio nesta semana

ENSINO

24,4 mil estudantes da rede estadual no Vale do Ribeira retornam às aulas nesta quarta-feira (23)

2
Entre em nosso grupo