Terça, 21 de Maio de 2024

DólarR$ 5,10

EuroR$ 5,54

Santos

20ºC

EVENTO

Sebrae-SP realiza palestras, oficinas e promove a cultura do Vale do Ribeira na Feibanana 2024

Evento acontece até 17 de maio, em Pariquera-Açú; expectativa é que mais de 10 mil pessoas participem das atividades

Robson de Castro

15/05/2024 - quarta às 15h55

Promovida pela Associação dos Bananicultores do Vale do Ribeira (Abavar), a Feibanana chega a sua 12ª edição em 2024 entre os dias 14 e 17 de maio, no Centro de Eventos de Pariquera-Açu. O evento, considerado uma das maiores feiras da bananicultura da América Latina e a maior do Brasil, terá diversas ações do Sebrae-SP envolvendo a agricultura familiar, o cooperativismo, economia criativa, turismo, gastronomia, entre outras atividades ligadas ao projeto Dá Gosto Ser do Ribeira.
 ‎‎‏‎

No primeiro dia (14/5), o Sebrae-SP vai oferecer duas palestras. A primeira, às 14h, terá como tema "Bananicultura também é turismo: o turismo regional do Vale do Ribeira". Nessa palestra, os produtores vão entender como podem se tornar atrativos turísticos e diversificar seus negócios por meio de exemplos práticos, consolidando ainda mais a região como destaque no setor. Já às 17h será a vez do tema "Nota fiscal eletrônica para o produtor rural", para sanar todas as dúvidas sobre a modalidade.
 ‎‎‏‎

A agricultura familiar na Feibanana será destaque no dia 16/5. O Sebrae-SP e parceiros vão tratar temas como Cooperativismo e Economia Solidária, além de promoverem uma saída de campo para a APTA regional onde serão abordados, na prática, os manejos culturais para uma lavoura de sucesso. As inscrições podem ser feitas pelo Link.
 ‎‎‏‎

No mesmo dia será realizado também o Ideathon para promover a cultura empreendedora, principalmente entre jovens universitários. Eles terão a oportunidade de desenvolver a capacidade de ideação e validação de inovação, com conteúdo, metodologia e facilitação para que vivam uma experiência imersiva de aprendizado em um curto espaço de tempo.

Estarão reunidos alunos e alunas de todo o ecossistema de inovação do Vale do Ribeira para trabalharem temas pertinentes à bananicultura, promovendo a integração da academia com o campo por meio de soluções tecnológicas que possam ser desenvolvidas na região. Ao final do dia, todo o público presente na Feibanana poderá acompanhar as soluções que foram criadas no evento, sendo que as melhores serão premiadas. A ação é promovida pelo Sebrae-SP, por meio do Sebrae For Startup´s e ABStartups, em parceria com a ABAVAR, ETEC, FATEC, IFSP, SENAC, SENAI e UNESP.
 ‎‎‏‎

Educação Empreendedora e Patrimonial
 ‎‎‏‎

Mais de 600 alunos e alunas da rede municipal de Pariquera-Açu, em especial os que residem na zona rural, estarão presentes nos quatro dias de evento em iniciativa do Sebrae-SP e Prefeitura Municipal de Pariquera-Açu. Os estudantes serão acompanhados por monitores que vão apresentar a história da banana, a importância do produto para o Vale do Ribeira e as oportunidades empreendedoras que essa fruta proporciona para o futuro de cada pessoa inserida nesse contexto.
 ‎‎‏‎

Gastronomia e artesanato regional
 ‎‎‏‎

A Feibanana 2024 terá diversos espaços para alimentação dos visitantes, sendo que o Sebrae-SP traz para o evento 18 empresários e empresárias vendendo seus produtos e refeições que valorizam os produtos locais e a cultura ancestral da região. Serão mais de 30 variedades de sabores inspirados no território do Vale do Ribeira, sendo que a banana será protagonista com presença garantida nas receitas. Artesãos e artesãs também estarão presentes com suas produções que exaltam a região.
 ‎‎‏‎

O Sebrae-SP investiu em subsidiar esses espaços para que os pequenos negócios, participantes de projetos estruturados de 2024, pudessem ter a oportunidade de aumento de faturamento e expansão dos negócios acessando novos mercados e alcançando um público diversificado dentro de um dos maiores eventos do Brasil.
 ‎‎‏‎

Dá Gosto Ser do Ribeira
 ‎‎‏‎

Todas as ações do Sebrae-SP na Feibanana 2024 fazem parte do projeto Dá Gosto Ser do Ribeira, que reforça a cultura e a valorização de singularidades, potencialidades e oportunidades em todo o Vale do Ribeira. O plano estratégico de economia criativa possui ao todo 25 ações focadas em três eixos principais: ecoturismo, alimentação/gastronomia e artesanato, com especial atenção aos saberes, à história, às culturas tradicionais caiçaras, indígenas e quilombolas, à imigração japonesa e ao contexto do empreendedorismo inovador alinhado às práticas e potencialidades existentes. Algumas iniciativas já estão divulgadas pelo Link.
 ‎‎‏‎

"É um grande orgulho para nós estarmos mais uma vez na Feibanana. Será um evento emocionante e informativo, que vai reunir os principais players da indústria da banana para discutir os desafios e oportunidades do setor, além de explorar novas tendências e inovações. Tudo isso impulsionado pela valorização da cultura local e das potencialidades do Vale do Ribeira", destaca a gerente regional do Sebrae-SP, Michelle Santos. "Teremos durante todo o evento empresários, empresárias de vários segmentos, além de estudantes envolvidos em nossos projetos. É uma satisfação muito grande seguir promovendo conhecimento e, tão importante quanto, fomentar a inclusão produtiva e oferecer resultados financeiros para os pequenos negócios da região", completa.
 ‎‎‏‎

Feibanana 2024
 ‎‎‏‎

Durante os quatro dias de evento, as pessoas ainda poderão aproveitar outras palestras com temas como "Indicação Geográfica da Banana do Vale do Ribeira", "Novas oportunidades para a diversificação de cultivares de bananeira", "Agro: o que muitos vivem e poucos conhecem", entre outros. Haverá também mais atividades práticas em campo, exposição de veículos, maquinários, insumos e produtos agrícolas, além de atividades recreativas e shows musicais. A programação completa está disponível neste Link. As inscrições para o evento podem ser feitas neste Link.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Câmara de Mongaguá aprova criação de CEI para investigar obras da Prefeitura

HABITAÇÃO

Sehab realiza levantamento do Casa Digna no núcleo Caieiras I

GASTRONOMIA

Guarujá participa da 2ª edição do Baixada Santista Burger Gourmet

2
Entre em nosso grupo