Segunda, 04 de Dezembro de 2023

DólarR$ 4,88

EuroR$ 5,34

Santos

26ºC

LEIA A COLUNA

Vereador quer criar bilhete único 
para o transporte público de Santos

Projeto de lei complementar é de autoria de Ademir Pestana (PSDB). Iniciativa já é
uma realidade em outras cidades e busca ampliar o número de passageiros no sistema

Sandro Thadeu

21/11/2023 - terça às 00h00

Vida facilitada
A criação de um sistema de integração tarifária do transporte público, por meio de um bilhete único, é uma das bandeiras defendidas por técnicos da área de mobilidade urbana para garantir um volume maior de passageiros no sistema e facilitar o deslocamento dos cidadãos pelas cidades. Essa ideia poderá se transformar em realidade em Santos, caso o Projeto de Lei Complementar 89/2023 seja aprovado na Câmara e sancionado pelo Executivo.

Economia para o cidadão
De autoria do vereador Ademir Pestana (PSDB), a proposta prevê que cada usuário possa fazer até três viagens com intervalo de até uma hora de diferença pagando apenas uma tarifa, sendo que aos domingos e feriados o tempo permitido para fazer a baldeação seria de até duas horas. Esse sistema abarcaria os ônibus e vans municipais, assim como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 

Tendência mundial
"O transporte público é o viés ideal e necessário para melhorar o fluxo do trânsito na Cidade, então, para serem mais eficientes, as grandes metrópoles têm apostado em integrar os diversos modais de transportes, auxiliando as pessoas a se locomover de maneira célere, barata e segura", justificou o parlamentar. 

Bilhete metropolitano
Na última terça-feira, o deputado estadual Paulo Corrêa Júnior (PSD) apresentou o Projeto de Lei 1.580/2023, que prevê a criação do bilhete único metropolitano na Baixada Santista para o transporte público de passageiros com deficiência. A proposta prevê que a complementação financeira necessária para viabilizar a proposta será concorrentemente coberta pela Secretaria de Estado de Transportes Metropolitanos e pelos municípios da região.

Fim das barreiras
"Tal integração se faz necessária, inclusive, para esse público, que, por força de lei, possui uma identificação municipal e fica impossibilitado de utilizar o transporte de outros municípios da região ou até mesmo os intermunicipais, visto que tem apenas um identificação municipal", justificou o parlamentar.

Efeito colateral
Corrêa Júnior recebeu relatos de pessoas que utilizam o comprovante de endereço de conhecidos em outros municípios para conseguir uma carteira de identificação de deficiente em outras cidades. "A unificação da identificação do usuário erradicará as fraudes de comprovação de residência", disse.

Nova data comemorativa
A prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), sancionou a Lei 2.188/2023, que institui no Calendário Oficial do Município o Dia da Ordem Internacional do Arco Íris. A data será celebrada, anualmente, em 3 de outubro. A matéria é de autoria do vereador Marcos Rogerio Camara (MDB).

Preparação para a vida
Essa propositura busca enaltecer essa organização criada no dia 6 de abril de 1922, nos Estados Unidos, para acolher meninas e criar jovens lideranças preparadas para a vida. Essa entidade está espalhada em várias localidades do mundo. Em Praia Grande, há um núcleo desde 2009. 

Recepção indigesta
Lideranças de movimentos sociais, partidos políticos progressistas e trabalhadores foram até a Câmara de Peruíbe, no último dia 10, para protestar contra a entrega do título de Cidadã Honorária à deputada federal Rosana Valle (PL). A homenagem partiu do vereador Tamer Junior (PSB).

Espírito democrático?
Durante o evento, o grupo relembrou que a parlamentar apoiou a Reforma da Previdência de 2019, que aumentou a idade mínima para a aposentadoria, e votou favoravelmente ao marco temporal das terras indígenas. Os manifestantes trouxeram uma grande faixa, que foi rasgada por apoiadores da deputada.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Fábio Lopez é reconduzido à Presidência do PSB santista

LEIA A COLUNA

Câmara de São Vicente aprova proposta que reorganiza carreira da GCM

LEIA A COLUNA

Federação Brasil da Esperança tem dois pré-candidatos a prefeito em Santos

2
Entre em nosso grupo