Domingo, 08 de Dezembro de 2024

DólarR$ 6,09

EuroR$ 6,43

Santos

24ºC

LEIA A COLUNA

Transição do governo de Guarujá terá como foco 12 eixos temáticos

A primeira reunião entre os integrantes da equipe do prefeito Válter Suman (PSDB) e do chefe do Executivo eleito Farid Madi (Pode) foi realizada na manhã de ontem

Sandro Thadeu

09/11/2024 - sábado às 03h15

Pontapé inicial
A equipe de transição nomeada pelo prefeito eleito de Guarujá, Farid Madi (Pode), e formada por integrantes da gestão do atual chefe do Executivo, Válter Suman (PSDB), fez a primeira reunião de trabalho ontem, no Paço Moacir dos Santos Filho. Para facilitar a dinâmica dos trabalhos, foram definidos 12 eixos temáticos: cultura, esporte e lazer; desenvolvimento econômico e turismo; desenvolvimento social; educação; finanças públicas e orçamento; gestão administrativa e governo; habitação; infraestrutura e mobilidade urbana; meio ambiente e sustentabilidade; previdência municipal; saúde; e segurança pública.

Diagnóstico completo
Homem de confiança do futuro gestor municipal, o professor Antônio Addis Filho é o coordenador da equipe e está otimista em relação a esse processo. “Esperamos uma transição cordial e respeitosa. Precisamos de um diagnóstico completo e preciso da atual situação da Prefeitura para termos segurança no futuro governo”, ressaltou. Na próxima segunda-feira, os representantes das secretarias de Finanças, Planejamento Estratégico e Saúde apresentarão as primeiras informações para o grupo de Farid.

Boa impressão
O vereador e vice-prefeito eleito, Toninho Salgado (SD), faz parte da equipe de transição e avaliou positivamente esse primeiro encontro. "Passada a eleição, o foco de todos os presentes voltou a ser na Cidade e na solução de seus problemas. Isso é muito positivo, não apenas para a nossa gestão, que começa em janeiro, mas, principalmente, para a população do Guarujá. Fiquei muito satisfeito com o início desse trabalho tão importante", frisou.

Sala secreta
O presidente da Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, Barros Munhoz (PSDB), proibiu que assessores técnicos tenham acesso aos documentos relacionados à denúncia de violência doméstica praticada pelo deputado estadual Lucas Bove (PL) contra a ex-mulher, a influenciadora digital Cíntia Chagas, no mês passado. A parlamentar Ediane Maria (PSOL) entende que essa "sala secreta" não tem respaldo no Regimento Interno da Casa.

Transparência
Diante dessa blindagem, Ediane ingressou com um mandado de segurança parlamentar no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para levantar o sigilo sobre esse caso. “Esse é um movimento claro de proteção de Munhoz ao seu aliado Bove, passando por cima do Regimento Interno da Casa. Como membro do Conselho de Ética, exijo que as leis internas sejam cumpridas e que os parlamentares que fazem parte desta comissão tenham acesso aos documentos. Sem isso, é impossível dar um parecer concreto", enfatizou a integrante do PSOL.

Acrobacias de motos em Peruíbe
Na última quarta-feira, a Câmara de Peruíbe aprovou o Projeto de Lei 101/2024, que reconhece a prática do Stunt ou Grau como modalidade esportiva de motociclismo no Município. Trata-se de uma prática que consiste na realização de manobras e acrobacias de solo sobre duas ou uma roda.

Limites
De autoria do vereador Pedrinho D'Lara (Avante), a matéria veda esse tipo de atividade nas vias públicas onde há tráfego de veículos e/ou pedestres. Os eventos esportivos do Stunt ou Grau, que vem conquistando cada vez mais adeptos em todo o País, somente serão realizados em locais autorizados pela Administração Municipal. 

Posicionamento claro
Apesar do posicionamento e da boa intenção do parlamentar, o prefeito Luiz Maurício (PSD) já adiantou ontem à coluna que vai vetar o projeto de lei. “Vamos manter a ordem na Cidade, fiscalizando e tomando medidas judiciais contra quem fizer algazarra em Peruíbe", ressaltou.

Luta histórica
A sede do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista (Sindipetro-LP), em Santos, será hoje, às 14 horas, palco do lançamento do Fórum por Verdade, Justiça e Reparação, cujo objetivo é incentivar a reivindicação de reparações por parte das empresas pelas graves violações de direitos humanos cometidas contra os trabalhadores e respectivos familiares. O endereço da entidade é Avenida Conselheiro Nébias, 248, Vila Mathias.

Resistência do petroleiros
Durante essa atividade, será lançado o livro "Petrobrás e petroleiros na ditadura: trabalho, repressão e resistência". A obra traz à tona o empenho da categoria contra o regime militar (1964-1985) em um período da história do País marcado por muita repressão política. Essa iniciativa é fruto de uma parceria com o Intercâmbio, Informações, Estudos e Pesquisas (IIEP). 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

ABTTC apresenta propostas ao prefeito eleito de Guarujá

LEIA A COLUNA

Reviravolta em Mongaguá: TSE indefere candidatura de Paulinho Wiazowski

LEIA A COLUNA

Comissão de Ética avaliará punição a Fábio Duarte por quebra de decoro

2
Entre em nosso grupo