Sexta, 08 de Dezembro de 2023

DólarR$ 4,91

EuroR$ 5,26

Santos

24ºC

LEIA A COLUNA

Santos vai retomar terreno
do Saboó que abrigava o IML

Terreno estava cedido ao Governo do Estado, que não tem mais interesse naquela área

Sandro Thadeu

19/11/2023 - domingo às 02h32

De volta para Santos
O terreno que abrigava o imóvel do Instituto Médico-Legal (IML) de Santos, no bairro do Saboó, voltará a ficar com o Município. O prefeito Rogério Santos (PSDB) encaminhou à Câmara o Projeto de Lei 361/2023, que trata da revogação do artigo 6º da Legislação 101/1985. Esse trecho da norma estabelecia a doação dessa área, localizada na Avenida Martins Fontes, ao Governo do Estado para viabilizar a construção do IML.

Mudança de endereço
Na justificativa encaminhada ao Legislativo, o chefe do Executivo explicou que o governo paulista não pretende mais utilizar o imóvel para o fim indicado no ato da doação. Vale lembrar que o novo IML será instalado na Rua Bernardo Browne, 124/122, no Estuário. A expectativa é que esse equipamento público seja aberto no próximo mês. 

Futuro em aberto
Na última sexta-feira, a coluna perguntou para a Prefeitura quais são os planos para o terreno em questão. A Administração Municipal informou que ainda aguarda a aprovação da proposta e analisa a melhor destinação para aquela área.

Pane no sistema
O vereador santista Fabrício Cardoso (Pode) cobrou da Secretaria Municipal de Saúde a adoção de medidas imediatas para solucionar os problemas do sistema informatizado do Ambulatório Médico de Especialidades (Ambesp) Nelson Teixeira, no Macuco. Segundo o parlamentar, os constantes atrasos no atendimento têm levado vários pacientes a desistir de realizar exames no local.

Medidas paliativas
Em resposta a Cardoso, a pasta explicou que a unidade de saúde "não tem governabilidade sobre o sistema". Por outro lado, justificou que o Ambesp possui um plano de contingência para os casos de lentidão e queda desse sistema, para que ninguém saia do local sem atendimento, 

Passando a limpo
O deputado estadual Caio França (PSB) apresentou requerimentos para a Secretaria de Segurança Pública informar o número total de policiais militares e civis de cada município da Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira, assim como o total de integrantes dessas corporações que estão afastados por problemas médicos e administrativos.

Melhor planejamento
O parlamentar também quer saber quantos policiais estarão aptos a se aposentar neste ano e qual é o cálculo utilizado para estabelecer o número ideal do contingente por cidade. França reforçou que esses dados técnicos são importantes para subsidiar futuras proposições e discussões dessa temática em cada localidade.  

Luto
Morreu na última quinta-feira, ao 79 anos, o ex-funcionário do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e ex-vereador de Itanhaém, Maximino Gonçalves Jesus, mais conhecido como Massú. O velório ocorreu no plenário da Câmara. O corpo dele foi sepultado no Cemitério do Centro no dia seguinte.

Exemplo
Massú foi eleito parlamentar pela primeira vez, em 2000, quando estava no PSB. Quatro mais tarde, conseguiu se reeleger pelo antigo PFL (atual União). O prefeito Tiago Cervantes (PSD) enalteceu a figura do ex-vereador. "Ele foi um homem simples, trabalhador e dedicado ao serviço público, representando os interesses da população de Itanhaém com competência e compromisso", reiterou.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Assembleia Legislativa dá aval para o Governo do Estado privatizar a Sabesp

LEIA A COLUNA

Câmara de Guarujá arquiva pedidos de impeachment contra Válter Suman

LEIA A COLUNA

Uvebs passará a ter assento no Condesb

2
Entre em nosso grupo