Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,43

EuroR$ 5,82

Santos

28ºC

LEIA A COLUNA

Santos terá Secretaria do Comércio, 
se o PL vencer as eleições deste ano

Garantia foi dada ontem pela deputada federal Rosana Valle em entrevista concedida ao programa CDL no Ar. Parlamentar é o nome da sigla mais cotado para concorrer ao Executivo

Sandro Thadeu

18/05/2024 - sábado às 02h00

Nova secretaria
O plano de governo do PL que será apresentado à população santista durante as eleições deste ano prevê a existência da Secretaria Municipal de Comércio. O compromisso de criar essa pasta, se o partido sair vitorioso nas urnas, foi assumido pela deputada federal Rosana Valle (PL), durante entrevista concedida, na noite de ontem, ao programa CDL no Ar, da rádio Santa Cecília FM. 

Setor fundamental
A parlamentar deu essa garantia, após ser questionada sobre esse tema pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Santos-Praia, o empresário Nicolau Miguel Obeidi. O dirigente da entidade reiterou a importância de a Administração Municipal criar essa estrutura para ter um olhar mais voltado a um setor que emprega milhares de trabalhadores. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes a março deste ano, 30.308 pessoas trabalham no comércio de Santos.

Muita calma nessa hora
Embora venha liderando várias pesquisas de intenção de voto para a Prefeitura de Santos realizadas ao longo dos últimos meses, Rosana ainda não assumiu publicamente que é pré-candidata ao Executivo. "A gente está deixando para tomar essa decisão mais para frente. Sei que o PL terá um candidato. Nosso grupo terá um candidato. Temos uma grande proposta para a Cidade", explicou. 

Convite aos santistas
A vereadora e pré-candidata à Prefeitura de Santos pelo PT, Telma de Souza, fará hoje, a partir das 10 horas, o lançamento de uma plataforma digital para que a população possa contribuir com propostas e sugestões para o plano de governo. O evento ocorrerá na Associação Atlética dos Portuários de Santos, que fica na Rua Joaquim Távora, 424, Marapé.

Aliança consolidada
Chefe do Executivo entre 1989 e 1992, Telma deverá concorrer à Administração Municipal com o apoio de, ao menos, mais cinco legendas: PDT, PSOL, Rede, além de PV e PCdoB, que integram a federação Brasil da Esperança ao lado do PT. 

Empate técnico
O prefeito de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), e o ex-chefe do Executivo municipal Marco Aurélio Gomes (PL) aparecem empatados tecnicamente em um dos cenários do levantamento de intenção de votos divulgado ontem pelo Paraná Pesquisas. O atual gestor aparece em vantagem numérica nesse levantamento (23,8% contra 19,2%), que tem grau de confiança de 95% e margem de erro de 3,8 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Disputa embolada
Realizada entre os dias 10 e 15 deste mês com 710 eleitores, essa sondagem aponta para a possibilidade de uma disputa bastante acirrada pela Administração Municipal. Dois nomes estão empatados tecnicamente na segunda colocação com o pré-candidato do PL: o vereador Silvinho Investigador (Novo - 15,2%) e a empresária Cris Forssell (Pode - 14,1%). A professora Poliana Fé (PSOL) surge com  5,9% e o empresário Áureo Bacelar (PT), com 4,9%. Brancos e nulos somam 11,7% e 5,2% não sabem ou não responderam.

Liderança isolada
No cenário 2, o nome de Marco Aurélio não foi apresentado aos entrevistados. Nesse caso, Cervantes fica na liderança isolada com 29%. Silvinho e Cris permanecem empatados na segunda colocação, com o parlamentar em vantagem numérica (19,2% contra 18,6%). Eles são seguidos por Poliana (7%) e Bacelar (5,8%). Brancos e nulos totalizam 13,9% e indecisos, 6,5%. 

Taxa de rejeição
Marco Aurélio (37,3%), Cris (33,1%) e Cervantes (31,3%) possuem os maiores índices de rejeição nesta pesquisa. Em um patamar inferior, aparecem Áureo e Silvinho (cada um com 10,8%). Poliana fecha a lista com 10,3%. Cada eleitor poderia citar mais de um nome ao entrevistador. Essa pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número SP-02830/2024. 

Fora do ar
O juiz eleitoral da 119ª Zona Eleitoral de Cubatão, Rodrigo Pinati da Silva, determinou, na última quinta-feira, que o vereador e pré-candidato a prefeito pelo PSD, Cesar Nascimento, retirasse das redes sociais, em até 24 horas, a publicação sobre uma pesquisa de intenção de votos na qual o parlamentar aparece na liderança. As informações já foram apagadas.

Divulgação irregular
O magistrado acatou o pedido apresentado pelo Avante, partido do vereador Fábio Roxinho, pois a sondagem divulgada não trazia a indicação do período de realização da coleta de dados, menção à margem de erro, nível de confiança, número de entrevistados e nome de quem contratou o levantamento. A Resolução 23.727/2024, do TSE, exige a divulgação desses dados da pesquisa. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Câmara aprova regras para governos venderem dívida pública a bancos 

LEIA A COLUNA

Guarujá institui Política Municipal de Educação em Tempo Integral

POLÍTICA

Valdemar tenta tirar Pablo Marçal da eleição de SP e sinaliza apoiá-lo ao Senado

2
Entre em nosso grupo