Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

LEIA A COLUNA

Rosana Valle diz ter sido ameaçada
por secretário de Cultura no Carnaval

Parlamentar do PL registrou ontem Boletim de Ocorrência no 3º Distrito Policial de Santos contra Rafael Leal. Prefeitura informou que apurará os fatos denunciados pela parlamentar

Sandro Thadeu

10/02/2024 - sábado às 02h00

Acusações
A deputada federal Rosana Valle (PL) registrou ontem Boletim de Ocorrência (BO) contra o secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal. A parlamentar informou às autoridades do 3º Distrito Policial do Município que sofreu ameaças do titular da pasta, na noite do último sábado, durante o desfile das escolas de samba realizado na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Ela tem seis meses para representar criminalmente o acusado.

Disputa acirrada
Segundo informações prestadas pela deputada à Polícia Civil, Leal teria a puxado pelo braço e dito o seguinte "em tom ameaçador e intimidativo": "O folgadinha, olha aqui, nós vamos te amassar, vamos te destruir, vamos passar por cima de você como um trator. Toma cuidado!". Rosana teria perguntado ao secretário se os comentários estariam relacionados às eleições municipais deste ano - ela deverá concorrer ao Executivo santista. Porém, o titular da pasta deixou o espaço sem responder a indagação. 

Em apuração
A Prefeitura de Santos informou que os fatos narrados na denúncia serão apurados e que todas as medidas cabíveis serão adotadas diante da materialidade das acusações apontadas contra o secretário. A Administração Municipal frisou que rechaça toda e qualquer forma de violência de gênero. 

Identificação equivocada
O BO registrado pela parlamentar traz um erro de informação. No documento, consta que o local da ameaça seria a passarela Drauzio Varella - nome do médico oncologista e escritor. Na verdade, o nome do espaço do desfile é Passarela do Samba Dráuzio da Cruz, que faz referência a um dos maiores nomes do samba santista. 

Companheiros de legenda
Rosana e Leal foram integrantes do mesmo partido: o PSB. A jornalista iniciou a carreira política na legenda, em 2018, quando concorreu à deputada federal. Somente em 2022 ela migrou para o PL. Já o secretário de Cultura trocou o PSDB pela agremiação socialista, em 2020. 

Passou ileso
A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) julgou regulares as contas do Legislativo de Itanhaém referentes ao ano de 2022, quando a Casa era comandada pelo vereador Silvinho Investigador (SD). Em 2021, o órgão fiscalizador já havia aprovado a gestão do parlamentar como presidente da instituição.

Dever cumprido
"A aprovação reforça meu compromisso com a transparência e a responsabilidade na gestão enquanto presidente da Câmara de Itanhaém. O resultado é fruto de um trabalho pautado pela ética e pelo respeito com o dinheiro público", destacou o parlamentar. 

Fica para depois
Em razão dos últimos acontecimentos que afetam a segurança pública de São Vicente e de outras cidades da Baixada Santista, a Prefeitura de São Vicente decidiu ontem adiar a realização dos eventos carnavalescos das bandas e blocos de rua na Cidade programados para os próximos dias, após entendimento com a Liga Carnavalesca de Blocos e Bandas Vicentinas. 

Questão de prudência
O chefe do Executivo de São Vicente, Kayo Amado (Pode), reiterou que o Carnaval é uma manifestação cultural que combina com alegria e lazer. "Entendemos que essa é a melhor decisão no momento e, que nos próximos dias, teremos condições mais favoráveis para receber os foliões e suas famílias em um ambiente onde vai prevalecer a alegria", informou.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ELEIÇÕES 2024

Limite de gastos das campanhas eleitorais é divulgado pelo TSE

LEIA A COLUNA

Emer Jaoude e Gilson Bargieri lançam candidaturas à Prefeitura de Peruíbe

LEIA A COLUNA

MDB garantirá preciosos segundos em rádio e TV para Rosana Valle

2
Entre em nosso grupo