Domingo, 27 de Abril de 2025

DólarR$ 5,69

EuroR$ 6,49

Santos

24ºC

LEIA A COLUNA

Executiva estadual do PSDB expulsa presidente do partido em Cubatão

Fabiana de Abreu Silva foi presa na última terça-feira, quando o Gaeco deflagrou operação que apura o envolvimento do PCC na disputa de licitações em várias cidades paulistas

Sandro Thadeu

18/04/2024 - quinta às 01h15

Fim da linha
A direção estadual do PSDB decidiu ontem expulsar a presidente do PSDB de Cubatão, Fabiana de Abreu Silva. Filiada ao partido há mais de 20 anos, ela foi uma das 13 pessoas presas, na última terça-feira, quando o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) deflagrou a Operação Munditia. A investigação identificou um esquema de fraudes em licitações perpetradas por integrantes da facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC) junto a prefeituras e câmaras de diversas cidades paulistas.

Saindo na frente
O BS9 saiu na frente ontem ao trazer a informação que Fabiana fazia parte do ninho tucano. "Diante da gravidade dos fatos, a Executiva estadual deliberou pela expulsão da envolvida", destacou a nota da sigla enviada à coluna. Ligada ao prefeito Ademário Oliveira (PSDB), ela já tinha trabalhado como assessora especial de Políticas Estratégicas e havia assumido há alguns dias o cargo de secretária-adjunta de Governo, mas foi exonerada pelo chefe do Executivo "para garantir imparcialidade às investigações e à sua ampla defesa junto ao Ministério Público".

Contatos comprometedores
A coluna teve acesso à decisão judicial que autorizou as prisões, buscas e apreensões da Operação Munditia. O Ministério Público de São Paulo (MPSP) identificou que Fabiana manteve contato constante com um dos investigados, que é o dono de várias empresas envolvidas nesse suposto esquema criminoso. A cobrança de propina também teria sido identificada nessas conversas. 

Fortes sinais
A partir de dados telemáticos, foi apurado que Fabiana e mais duas pessoas de Cubatão que também foram detidas (o vereador Ricardo Queixão, do PSD, e o diretor-secretário da Câmara, Áureo Tupinambá) teriam tratado de contratos firmados com empresas investigadas. Ainda conforme o MPSP, há "contundentes indícios" de que o parlamentar e o servidor comissionado do Legislativo receberam propina do dono de uma das pessoas jurídicas envolvidas nesse caso.

Respostas
A defesa de Tupinambá negou que o cliente tenha participado de atividades ilícitas. A Câmara de Cubatão informou que está à disposição da Justiça e que vem colaborando com as equipes de investigação ao fornecer todos os documentos solicitados pelas autoridades. A coluna não conseguiu localizar os advogados de Fabiana e de Queixão. O espaço segue aberto para a manifestação de ambos. 

Marcação cerrada
A Câmara de São Vicente deverá aprovar hoje a criação da Comissão Especial de Vereadores (CEV) para acompanhar melhor a substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED no Município. A proposta é de autoria do parlamentar Edinho Ferrugem (PSD).

Ganhos a longo prazo
As lâmpadas de LED são mais caras do que as tradicionais, mas elas trazem um ganho financeiro a longo prazo, pois são mais econômicas e geram menos impactos ambientais. Além disso, elas proporcionam uma maior claridade, melhorando a visibilidade e a sensação de segurança dos cidadãos.

De olho nas obras
Na mesma sessão, o Legislativo vicentino também discutirá a instalação da CEV para fiscalizar o andamento das obras do conjunto habitacional e da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Gleba II e da creche na Vila Nova São Vicente. A sugestão de monitorar essas obras partiu do vereador Professor Thiago Alexandre (PSD).

Juventude na política
O estudante de Serviço Social Luis Henrique Fernandes (PT), de 22 anos, lançou a pré-candidatura a vereador na última sexta-feira. Morador da Zona Noroeste e idealizador do evento Natal na Quebrada, ele defende a necessidade de a região receber mais investimentos do poder público. 

Prestígio
A parlamentar Telma de Souza (PT), que concorrerá ao Executivo nas eleições deste ano, fez questão de comparecer ao evento realizado no Clube de Bocha da Zona Noroeste e enalteceu a importância de os jovens se engajarem nas questões políticas. A vereadora e Fernandes reforçaram a importância de a comunidade se envolver na luta para trazer o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia para a região.

Fora de ordem
Com 36 votos favoráveis e 18 contrários, a Câmara de São Paulo aprovou, no início da noite de ontem, em primeira discussão, o Projeto de Lei 163/2024, que autoriza a Capital a aderir à privatização da Sabesp. Curiosamente, a matéria foi colocada em discussão antes de o Parlamento concluir o calendário de audiências públicas para discutir os impactos dessa mudança com a sociedade. 

Detenção
Na parte da manhã, o Legislativo fez uma dessas reuniões para debater o tema com a população. Durante o evento, o clima esquentou e o secretário de Formação e Política Sindical do Sindicato dos Urbanitários da Baixada Santista e do Vale do Ribeira (Sintius), Henrique Marreta, foi detido por agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM), após determinação do vereador Rubinho Nunes, que comandava os trabalhos. O dirigente foi conduzido ao 8º Distrito Policial, mas acabou liberado no final da tarde. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Justiça Eleitoral rejeita pedido para anular o resultado da eleição em Peruíbe

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Câmara de Santos rejeita novo pedido de convocação da secretária de Segurança

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prefeitura de Guarujá interdita obra da MRS Logística em Vicente de Carvalho

2
Entre em nosso grupo