Segunda, 27 de Maio de 2024

DólarR$ 5,17

EuroR$ 5,61

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

Pomini diz ser urgente a construção 
da nova ligação entre Planalto e Litoral

Presidente da Autoridade Portuária de Santos frisou que a Via Anchieta está saturada

Sandro Thadeu

13/12/2023 - quarta às 02h00

Ponto de atenção
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, participou ontem, na Assembleia Legislativa, do lançamento da Frente Parlamentar da Ligação Seca Santos-Guarujá. Além de dar detalhes sobre essa obra, que deverá ter início somente em 2025, ele aproveitou a oportunidade para chamar a atenção dos deputados estaduais sobre outro tema: a necessidade da construção de uma nova rodovia para o escoamento de cargas entre o Planalto e o Litoral. 

Nova alternativa
"É importante que todos - governos estadual e federal, Autoridade Portuária, deputados e prefeituras - se debrucem sobre a estruturação e a construção de uma nova pista para ligar o Planalto a Santos. Todos sabem que estamos no limite total", ressaltou o representante da estatal, fazendo referência a Via Anchieta. É por essa estrada inaugurada na década de 1940 que os caminhões seguem rumo ao Porto de Santos.

Caos absoluto
Antes da exposição do representante da APS, o deputado Caio França (PSB) já havia reforçado a importância de o governo estadual viabilizar a terceira pista da Imigrantes para melhorar o escoamento de cargas ao Porto de Santos. "A gente não consegue conviver da maneira como está hoje. Estamos vivendo um caos absoluto na Via Anchieta", desabafou. 

Compromisso com o povo
Presidente da frente parlamentar lançada ontem, Tomé Abduch (Republicanos) afirmou estar muito animado e confiante que o túnel Santos-Guarujá finalmente sairá no papel. "Hoje nós temos pessoas de ideologias diferentes que estão sentadas aqui para poder trabalhar pela população do nosso Estado e da Baixada Santista. Não é fácil para nós, que temos posicionamentos completamente distintos, mas a gente entende que pensar na população é o nosso principal motivo de estarmos aqui", frisou. 

Sintonia fina
O presidente da Comissão de Infraestrutura da Casa, o deputado estadual Luiz Fernando (PT), lembrou que foi criada uma subcomissão para tratar dessa obra. O petista explicou que haverá um trabalho conjunto com a frente parlamentar. "Não serão problemas ideológicos que irão atrapalhar esse processo. Esquerda e direita estarão juntas para fazer esse túnel sair do papel e ser definitivamente realizado", afirmou o petista, que levantou a mão de Abduch e recebeu aplausos por esse gesto.

Sob nova direção 
O ex-vereador de Bertioga Toninho Rodrigues assumiu, na última segunda-feira, o comando do diretório municipal do Republicanos, cargo que vinha sendo ocupado pela advogada Débora Maria Maragni Pereira de Abreu. O novo vice da legenda é o servidor público Kaled Ali El Malat, que disputou a Prefeitura pelo DC nas três últimas eleições.

Caminho natural
Toninho é pai do vereador Matheus Rodrigues (PSD). Essa mudança na direção da sigla reforça a ideia que o parlamentar deverá migrar para essa agremiação para disputar o Executivo no próximo ano. O levantamento divulgado pela Badra Pesquisas, em agosto deste ano, apontava Matheus como líder nas intenções de voto para a Prefeitura, com 24%.

Ajudinha
Conforme apurado pela coluna, essa movimentação partidária teve o aval do presidente nacional da sigla, o deputado federal Marcos Pereira, e contou com a articulação do também parlamentar federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). Outro partido que deverá apoiar Matheus é o PP, que é presidido em Bertioga pelo chefe de gabinete do vereador, Gustavo Souza.  

Para tudo
A juíza da 1ª Vara da Fazenda Pública de Santos, Fernanda Menna Pinto Peres, acatou o pedido apresentado pela Defensoria Pública do Estado de São Paulo e concedeu liminar (decisão provisória e de caráter imediato) para que o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU) suspenda a discussão sobre a alteração de uso de duas áreas localizadas na Avenida Ana Costa, na Vila Mathias, gravadas como Zona Especial de Interesse Social (Zeis). Esse tema seria debatido na reunião de hoje do CMDU.

Às claras
A magistrada determinou, ainda, que a Prefeitura encaminhe o processo administrativo que trata desse tema, incluindo todas as atas de reuniões ordinárias, extraordinárias e audiências públicas sobre o caso, "para viabilizar o estudo e a efetiva manifestação nos autos administrativos em favor dos interesses dos grupos sociais vulneráveis que merecem proteção especial do Estado".

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

PLC da Câmara busca incentivar revitalização de centros históricos

EVENTO

Parlamento Jovem de Praia Grande toma posse em cerimônia no Palácio das Artes

LEIA A COLUNA

Governador sanciona amanhã lei das escolas cívico-militares

2
Entre em nosso grupo