Sábado, 03 de Maio de 2025

DólarR$ 5,65

EuroR$ 6,39

Santos

23ºC

LEIA A COLUNA

Pela 1ª vez, Mourão escolhe uma mulher para liderar o Governo na Câmara

Renata Zabeu (PSD) aceitou o convite para assumir essa responsabilidade no Legislativo

Sandro Thadeu

16/01/2025 - quinta às 01h15

Primeira líder
Pela primeira vez em seis mandatos como prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão (MDB) decidiu que uma mulher será a líder do Governo na Câmara. A vereadora Renata Zabeu (PSD) foi o nome escolhido para orientar os integrantes da base aliada nas votações de projetos de lei e requerimentos. 

Tripla função
Ex-conselheira tutelar no Município, Renata está no segundo mandato. No início da atual legislatura, ela foi eleita segunda vice-presidente do Parlamento para o biênio 2025-2026. Além disso, assumiu a responsabilidade de ser a procuradora Especial da Mulher até o final do próximo ano. 

Grande responsabilidade
A Procuradoria Especial da Mulher é um órgão independente da Câmara que tem várias atribuições, como: receber e encaminhar aos órgãos competentes de violência e discriminação contra pessoas do sexo feminino; promover pesquisas, estudos e palestras sobre violência e discriminação contra a mulher; e fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal para a promoção da igualdade de gênero. 

Sob nova direção
O prefeito de Pariquera-Açu, Wagner Costa (PL), foi eleito ontem presidente do Conselho de Desenvolvimento Intermunicipal do Vale do Ribeira e Litoral Sul (Codivar). Já o chefe do Executivo de Miracatu, Vinícius Brandão de Queiroz, o Vinícius do Iraque (PL), terá a responsabilidade de comandar o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ribeira (Consaúde). O mandato de ambos nessas entidades será de dois anos.

De olho em 2026
A reunião que formalizou a escolha de ambos ocorreu no Estoril Palace Hotel & Eventos, em Registro, e contou com a participação do ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), e do secretário de Estado de Governo e Relações Institucionais, Gilberto Kassab (PSD). O presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL), também prestigiou o evento, assim como os colegas de Parlamento Caio França (PSB) e Paulo Corrêa Junior (PSD) e a deputada federal Rosana Valle (PL).  

União faz a força
O prefeito interino de Mongaguá, Luiz Berbiz de Oliveira, o Tubarão (União), reforçou a importância da integração dos gestores municipais do Litoral Sul e Vale do Ribeira. "Nosso município integra o Codivar e, se nos unirmos, iremos viabilizar muitos investimentos para o desenvolvimento de nossas cidades", ressaltou. 

Oportunidade
O gestor de Itanhaém, Tiago Cervantes (Republicanos), aproveitou a presença das autoridades regionais, estaduais e federais para discutir políticas públicas regionais e alinhar projetos para a Cidade. 

Gratidão e alívio
Felipe Bernardo (PSD), de Peruíbe, expressou gratidão pelo apoio recebido dos municípios e do Governo do Estado após o Município ser fortemente impactado pelo temporal do último dia 8. Na noite de ontem, os primeiros maquinários enviados pelo governo paulista chegaram à Cidade para iniciar o processo de desassoreamento do Rio Preto, que, em períodos de fortes chuvas, costuma transbordar, impactando a população. 

Elevando o sarrafo
A Câmara de Cubatão realizará hoje, ao meio-dia, a primeira sessão da atual legislatura, que foi convocada em caráter extraordinário pelo presidente do Parlamento, Alexandre Topete (PSD). Um dos itens da pauta é o Projeto de Lei 7/2024, que muda a estrutura administrativa da Prefeitura para exigir que os ocupantes dos cargos comissionados de assessor político e assessor de relações de governo possuam Ensino Superior.  

Alerta
No dia 27 de julho de 2023, a coluna noticiou que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP), ao analisar as contas da Prefeitura de Cubatão referentes ao ano de 2020, já havia advertido o então gestor municipal, Ademário Oliveira (PSDB), sobre a necessidade de que as funções de direção e de assessoria fossem ocupadas por profissionais com nível universitário. Atualmente, é exigido apenas o Ensino Médio para exercer tais cargos. 

Protesto
A Associação Guarujá Viva, a Confederação de Associações de Bairro de Guarujá e a Associação dos Moradores e Amigos das Astúrias e Galhetas convocaram a população para participar de uma mobilização contra a Sabesp neste sábado, a partir das 15 horas. A concentração será em frente à unidade da empresa no Município, que fica na Avenida Leomil, 1.055, Barra Funda. 

Mais investimentos e maior fiscalização
As entidades exigem das autoridades públicas e da companhia de saneamento, que foi privatizada no ano passado, a priorização dos investimentos necessários para modernizar e ampliar a infraestrutura em saneamento básico, além de garantir a fiscalização rigorosa nos serviços prestados à sociedade. Essa mobilização ocorreu após o surto de virose registrado no Município e outras cidades da Baixada Santista neste início de ano.
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Banha quer a Câmara de Santos mais perto da população

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Prodesan aprova criação de Comitê de Auditoria Estatutária

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Paulo Alexandre e Rosana Valle assinam pedido de CPI sobre fraudes no INSS

2
Entre em nosso grupo