LEIA A COLUNA
O ex-chefe do Executivo Pedro Gouvêa foi convidado a se filiar ao PV para disputar o
pleito em 2024. Lideranças dos verdes, PT e PCdoB estiveram reunidos nesta semana
Sandro Thadeu
30/11/2023 - quinta às 00h00
Alternativa para o povo
O ex-prefeito de São Vicente Pedro Gouvêa (sem partido) participou de uma reunião, na última terça-feira, com lideranças dos partidos que integram a federação Brasil da Esperança, formada por PCdoB, PT e PV. Representantes do Agir e do PMN também fazem parte desse grupo que está se articulando para a construção de um forte aliança de oposição ao atual chefe do Executivo, Kayo Amado (Pode), que tentará a reeleição.
Voz das ruas
Gouvêa foi convidado pelo PV a disputar a Administração Municipal no próximo ano e disse à coluna que tem recebido muitas palavras de incentivo para entrar nessa disputa. "Acredito que, com a experiência adquirida, posso contribuir muito mais com São Vicente. Foram quatro anos de muitas conquistas, tanto que vemos muito do nosso trabalho dando frutos pela cidade hoje em dia", destacou.
A postos
Quem também participou dessa reunião foi o empresário e ex-presidente da Câmara Wilson Cardoso (PT). A indicação do ex-parlamentar como pré-candidato a prefeito teve o aval do diretório municipal e já foi apresentada à direção estadual. A federação está empenhada em montar uma chapa competitiva para o Legislativo e deverá bater o martelo sobre o nome que concorrerá ao Executivo no início do próximo ano.
Crítico ferrenho
No último dia 12, o PSOL já havia anunciado a pré-candidatura a prefeito do advogado Rui Elizeu, que tem se mostrado um ferrenho opositor do atual gestor. Ele já apresentou várias representações ao Ministério Público de São Paulo para algumas medidas e ações tomadas por Amado, como o fechamento da unidade do Restaurante Bom Prato, no Centro.
Maior proteção
O prefeito de Cubatão, Ademário Oliveira (PSDB), sancionou a Lei 4.281/2023, que cria a Unidade de Conservação denominada Parque Natural Municipal Cotia Pará e o Parque Urbano Municipal Cotia Pará. Essas áreas totalizam 476 mil metros quadrados.
Defesa da natureza
Com essa legislação, a Cidade busca contribuir para a manutenção da diversidade biológica, assim como os recursos genéticos, manguezais e águas jurisdicionais do parque. A norma tem a intenção de promover a utilização dos princípios e práticas sustentáveis nesses locais, proteger as paisagens naturais e recuperar ecossistemas degradados.
Mudanças à vista
O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Santos (Condepasa) terá uma reunião extraordinária hoje, a partir das 9 horas, na sala de situação do Paço Municipal (Praça Mauá, s/nº, 1º andar). O principal item da pauta é a apresentação da revisão do Decreto 5.436/2009, que atribui níveis de proteção aos imóveis situados nas áreas de proteção cultural.
Revisão
Segundo o presidente do Condepasa, Márcio Nacif, o colegiado irá analisar as mudanças propostas para níveis de proteção de diversos imóveis da região abrangida pelo Programa Alegra Centro, para adaptar os níveis criados pela legislação e verificar os novos níveis propostos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano na área expandida do Centro Histórico.
Sensibilidade zero
No mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra, o ex-presidente da Câmara de Guarujá e ex-secretário municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, Ronald Nicolaci Fincatti, compartilhou ontem um vídeo do ex-presidente da Fundação Palmares, Sérgio Camargo, defendendo o fim da celebração dessa data.
"Propagar o vitimismo"
Dirigente da fundação federal durante o Governo Bolsonaro, ele aparece nas imagens afirmando a jornalistas que o Dia da Consciência Negra é uma data que foi apropriada pela esquerda "para propagar o vitimismo e o ressentimento racial". O vídeo traz os seguintes dizeres: "Parabéns ao presidente da Fundação Palmares! Somos um só povo. Uma nação!".
Deixe a sua opinião
ver todos