Domingo, 26 de Maio de 2024

DólarR$ 5,16

EuroR$ 5,60

Santos

19ºC

LEIA A COLUNA

Marcinho MJ e Marcos Jabá assumem mandato de vereadores em Praia Grande

Ambos foram diplomados, na tarde de ontem, pela Justiça Eleitoral, após a decisão
do TRE-SP que determinou a cassação da chapa de parlamentares do Republicanos

Sandro Thadeu

15/12/2023 - sexta às 01h10

*O CONTEÚDO DA COLUNA HOJE FOI MODIFICADO ÀS 9H05 DESTA SEXTA-FEIRA, DIA 15*

Saindo na frente

O professor Márcio Castilho, o Marcinho MJ (PTB), e o advogado Marcos Antonio da Silva, Marcos Jabá (Rede), foram diplomados vereadores de Praia Grande pela Justiça Eleitoral, na tarde de ontem, após a recontagem de votos para o Legislativo do Município. Essa informação já havia sido antecipada pela coluna no dia 29 de novembro. Ambos serão empossados hoje, às 10 horas, no plenário da Câmara. 

Chapa cassada
Essa situação foi provocada após o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) ter determinado a cassação da chapa de vereadores do Republicanos registrada para o pleito de 2020, devido à constatação que a sigla lançou candidaturas "laranjas" para burlar a cota de gênero estabelecida em lei para estimular a participação feminina na disputa por vagas no Parlamento. Por esse motivo, Michele Quintas e Paulo Cesar Monteiro Silveira perderam os mandatos.

A serviço do povo
"Quero agradecer a todos os meus eleitores e a sociedade de Praia Grande. Espero que vocês tenham orgulho de mim e participem da Câmara. Agora, sou funcionário do povo. É o povo que paga o meu salário e que tem que ir lá para me cobrar para ser um bom vereador", afirmou Jabá, que foi presidente da Liga de Futebol Amador de Praia Grande e da escola de samba Acadêmicos de Praia Grande. 

Empenho total
Marcinho MJ utilizou as redes sociais para dizer que "Deus é fiel e que a Justiça foi feita". "Assumo o cargo de vereador, legitimamente eleito pela cidade de Praia Grande. A Justiça tarda, mas não falha. Contem comigo! Eu me comprometo a trabalhar quatro vezes mais, já que me tiraram três anos de mandato injustamente", ressaltou. 

Debate fundamental
A deputada estadual Solange Freitas (União) comandará hoje, a partir das 15 horas, audiência pública discutir soluções para as questões de segurança e os constantes congestionamentos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI) enfrentados pelos moradores da Baixada Santista durante as operações especiais implantadas nessas estradas pela Ecovias. A atividade ocorrerá no auditório Franco Montoro.

Apelo popular
A parlamentar decidiu propor essa discussão na Assembleia Legislativa, pois vem sendo muito cobrada pelos habitantes da região sobre a grande lentidão no tráfego pela Via Anchieta e os perigos de descer a Serra do Mar ao lado de caminhões por essa rodovia inaugurada na década de 1940. Além de integrantes da Ecovias e do Governo do Estado, foram convidados para o evento representantes da Autoridade Portuária de Santos, Polícia Militar, caminhoneiros e usuários de fretados.

Trabalho extra
O ano está chegando ao fim e, como de costume, a Câmara de Santos fará algumas sessões extraordinárias para apreciar projetos importantes de autoria do Executivo. Os vereadores estarão hoje em plenário, a partir das 10 horas, para discutir várias matérias. Uma delas é o Projeto de Lei Complementar 105/2023, que prevê a autorização para o Município doar uma área ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela Caixa Econômica Federal.

Mais moradias
Segundo o prefeito Rogério Santos (Republicanos), a matéria prevê a destinação de um terreno de 3.778 metros quadrados, localizado na Praça Visconde de Ouro Preto com a Rua Professor José Olivar, no Estuário, para a construção de unidades habitacionais, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal. A proposta prevê que esse espaço tenha 200 apartamentos voltados para famílias de baixa renda.

Correção
Ao contrário do que foi publicado originalmente na coluna de hoje, o ex-prefeito de Santos e deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) foi o parlamentar da Baixada Santista que recebeu a maior nota do Prêmio Excelência Parlamentar 2023, promovida pelo Ranking dos Políticos. O tucano teve o terceiro melhor desempenho do Estado (8,37), ficando apenas atrás dos colegas Adriana Ventura (Novo - 8,9) e Alex Manente (Cidadania - 8,75). De forma equivocada, esse espaço mencionou originalmente que Rosana Valle (PL) teria tido a melhor pontuação entre os integrantes do Congresso Nacional (7,40) ligados à região. A forma como os dados foram disponibilizados ao público induziu este colunista ao erro e peço desculpas pela falha.

Tira-teima
Paulo, Rosana e outros 114 deputados e senadores receberam o Prêmio Excelência Parlamentar 2023 por terem tido um desempenho superior a 7, segundo os critérios de avaliação do mandato adotados por esse site. A cerimônia ocorreu no Centro Internacional de Convenções do Brasil, em Brasília, na última terça-feira. A relação dos vencedores pode ser conferida no seguinte link: www.politicos.org.br/Post/1376/excelencia-parlamentar-2023-confira-os-parlamentares-que-receberao-premiacao-do-ranking-dos-politicos.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

EVENTO

Parlamento Jovem de Praia Grande toma posse em cerimônia no Palácio das Artes

LEIA A COLUNA

Governador sanciona amanhã lei das escolas cívico-militares

LEIA A COLUNA

Prefeitura de Itanhaém perde doação de veículos feita pelo Fórum

2
Entre em nosso grupo