Domingo, 18 de Maio de 2025

DólarR$ 5,66

EuroR$ 6,31

Santos

19ºC

LEIA A COLUNA

Marcia Rosa é confirmada como pré-candidata à Prefeitura de Cubatão

Decisão foi referendada na noite de ontem pelo diretório da legenda na Cidade, após a procuradora municipal Paula Ravanelli ter aberto mão da intenção de concorrer ao Executivo

Sandro Thadeu

21/02/2024 - quarta às 01h10

Nova chance
A professora, ex-vereadora e ex-prefeita de Cubatão, Marcia Rosa (PT), é o nome escolhido pelo partido para disputar o Executivo nas eleições deste ano. O nome da docente foi referendado na noite de ontem, durante reunião do diretório municipal da legenda. A educadora destacou que a democracia norteia as discussões internas e as decisões. "Os diretórios municipais do PT têm plena autonomia. As escolhas não são impostas de cima para baixo. O processo é sempre muito bonito", ressaltou.

Todos somos um
A ex-chefe do Executivo disse estar extremamente honrada com a confiança depositada nela novamente em razão dos vínculos construídos ao longo da vida e com os munícipes. “Na minha história política só tem um partido: o PT. Sempre estive com meus companheiros de partido, tanto nos momentos felizes como nos momentos tristes. Agora é hora da união de todos aqueles que sonham com uma Cubatão mais próspera, mais justa e mais feliz", ressaltou. 

Crítica aberta
Horas antes dessa atividade partidária, a procuradora municipal de Cubatão Paula Ravanelli (PT) abriu mão da intenção de concorrer à Prefeitura nas eleições de outubro. Em uma carta aberta, ela justificou que um dos motivos que motivaram essa decisão foi o "cerceamento da plena democracia partidária, com a inviabilização das prévias", conforme previsto no estatuto da agremiação.

Política na veia
Paula explicou que tem anos de dedicação à militância de base, ao fortalecimento do partido e à recomposição dos seus quadros. A petista citou, ainda, que se empenhou para a formação de uma frente ampla, com muito esforço e sacrifício pessoal. "Continuarei atuante na política, contribuindo para o bem-estar e o desenvolvimento da nossa cidade, sempre em defesa daqueles que mais precisam", destacou. 

Vai pedir música?
A informação antecipada ontem pelo BS9 que o deputado federal Alberto Mourão (MDB) decidiu concorrer à Prefeitura de Praia Grande agitou os bastidores da política do Município e da região. Em 2000 e em 2012, o político abriu mão do mandato parlamentar para disputar o Executivo e saiu vencedor das urnas. O mesmo deverá ocorrer em 2024? 

Diálogo franco
Conforme apurado pela coluna, Mourão já havia conversado com a prefeita Raquel Chini (PSDB) sobre a decisão dele, que foi eleito cinco vezes para comandar o Município: 1992, 2000, 2004, 2012 e 2016. Ambos trabalharam juntos por muito tempo e têm amizade há mais de 30 anos. Ele também conversou com diversos vereadores. Nenhum parlamentar falou publicamente sobre esse assunto durante a sessão de ontem do Legislativo em respeito à gestora municipal. 

Esse aviso também foi dado a alguns vereadores. 

Nada a declarar
A coluna pediu um posicionamento de Raquel. Por meio de nota, a Administração Municipal informou que a chefe do Executivo "está focada na gestão, no trabalho pelo desenvolvimento da Cidade e no cuidado com o cidadão praia-grandense. Portanto, não vai se manifestar sobre questões eleitorais neste momento".

Deu a lógica
Por unanimidade, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado (Pode), foi eleito presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), durante a plenária do colegiado realizada no Hotel Mont Rey, em São Vicente. O vice será o subsecretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto. 

De férias
O secretário de Assuntos Portuários e Emprego de Santos, Bruno Orlandi (PSD), saiu de férias na última segunda-feira. Até o dia 1º de março, a pasta estará sendo comandada pela engenheira Eliana dos Santos Mattar, que integra o Conselho Técnico da Fundação Cenep (Centro de Excelência Portuária de Santos).

Volta ao Parlamento
Vereador licenciado, Orlandi vai retornar ao Legislativo até o início de abril, pois tem a intenção de concorrer à reeleição. O mesmo deverá ocorrer com outros parlamentares que fazem parte do primeiro escalão do prefeito Rogério Santos (Republicanos): Audrey Kleys (PP - Desenvolvimento Social) e Marcos Libório (PSB - Meio Ambiente).

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

São Vicente promove mudanças no setor de Administração Tributária

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Luiz Marinho: "A economia brasileira está madura para a redução da jornada máxima de trabalho"

Política

Deputado Caio França analisa principal desafio da Baixada Santista e fala de novos projetos

2
Entre em nosso grupo