Domingo, 11 de Maio de 2025

DólarR$ 5,64

EuroR$ 6,36

Santos

19ºC

LEIA A COLUNA

Deputados da Baixada Santista são favoráveis a veto ao artigo que puniria fake news em eleições

Delegado da Cunha (PP), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana Valle (PL) acataram o veto do ex-presidente Bolsonaro. Alberto Mourão (MDB) não participou da sessão de ontem

Sandro Thadeu

29/05/2024 - quarta às 02h00

Bancada unida
Por 317 votos a 139, o Congresso manteve, ontem, o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a um dispositivo da Lei de Segurança Nacional (LSN) que previa a criminalização da disseminação de fake news (notícias falsas) em campanhas eleitorais. Dos quatro deputados federais da Baixada Santista, três deles votaram com a maioria dos parlamentares: Delegado da Cunha (PP), Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana Valle (PL). Alberto Mourão (MDB) não participou dessa votação. 

Liberou geral?
Diante desse resultado na Câmara, o Senado não precisou votar. Com essa decisão do Parlamento brasileiro, ficou descartada a pena de um a cinco anos de prisão e multa àqueles que venham a espalhar mentiras que podem comprometer o resultado do pleito. Além disso, estabeleceu-se que esse tipo de conduta não representa um crime contra o Estado Democrático de Direito. Vamos ver os efeitos dessa decisão dos legisladores nas eleições deste ano. 

Insegurança jurídica
Para Da Cunha, o dispositivo em questão não deixou claro os critérios objetivos para a definição de qual conduta seria objeto de criminalização, o que acabaria por provocar enorme insegurança jurídica. O deputado entende que este assunto deveria ser discutido de forma ampla e definitiva em instrumento legislativo específico para o tema. 

Censura
A assessoria de Rosana justificou que a deputada foi favorável à manutenção do veto, pois "a definição do que seria fake news é extremamente aberta e poderia facilmente ser utilizada como um instrumento de censura e perseguição da oposição". A coluna também procurou Barbosa, mas o deputado do PSDB não deu retorno até as 23 horas de ontem. 

Pronto para a disputa
O administrador de empresas e pré-candidato a prefeito de Guarujá pelo PSB, Marcelo Pepe, esteve ontem em Brasília e foi recebido pelo presidente nacional da legenda, Carlos Siqueira. Eles conversaram bastante sobre o cenário político na Cidade e trataram do desenvolvimento de estratégias e ações para fortalecer a campanha que se avizinha. O Município é uma das prioridades da agremiação no pleito deste ano.

Caminho pavimentado
O ex-governador e ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), também participou dessa reunião com Siqueira. "Vamos fazer uma grande campanha e vamos ganhar em Guarujá", ressaltou o titular da pasta. Pepe também esteve reunido com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos). 

Nos braços do povo
Pepe destacou à coluna que Guarujá precisa aproveitar os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Federal para garantir o desenvolvimento socioeconômico da população. "Tenho caminhado bastante pelas ruas. Os cidadãos querem mudanças e buscam por renovação. Estou largando minha vida profissional para encarar esse desafio na política e preparar Guarujá para o futuro. Podem ter pessoas que estão caminhando igual a mim, mas, mais do que eu, ninguém está", ressaltou. 

Convite aceito
O músico e empresário Sandro Mastellari confirmou ontem que é pré-candidato a vereador em Santos pelo PSDB. Formado em Administração de Empresas, pós-graduado em Turismo e em Gestão Pública e mestre em Saúde e Meio Ambiente, o tucano concorrerá a um cargo público pela primeira vez. O deputado federal Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) foi uma das pessoas que o incentivou a entrar na disputa por uma vaga no Legislativo.

Experiência comprovada
Filho do cantor e compositor Luiz Américo, Mastellari já tem quase dez anos de experiência em gestão pública. O tucano iniciou a carreira nesse segmento na Prefeitura de São Paulo, após aceitar um convite do então vice-prefeito Bruno Covas (PSDB). Posteriormente, passou a trabalhar na Assembleia Legislativa e também atuou como secretário adjunto de duas áreas em Guarujá: Turismo e Planejamento. "Eu amo política e gestão pública. Quero contribuir para a cidade onde nasci e que eu amo", frisou.

Proteção às crianças
A Câmara de Peruíbe discutirá hoje o Projeto de Lei 59/2024, que trata da criação do programa “Alerta Pais” no Município. Trata-se de um sistema de alerta emergencial que será ativado em casos de rapto, sequestro ou desaparecimento de crianças e adolescentes. O vereador Ivan Martins Colares (PCdoB) idealizou essa iniciativa inspirado em um modelo dos Estados Unidos criado após o desaparecimento de Amber Hagerman, de 9 anos. A menina foi raptada e assassinada em Arlington, Texas, em 1996. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

ENSINO

Matemática em foco na rede estadual de ensino de São Paulo

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Petrobras revela nova descoberta de petróleo a 248 km de Santos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Marcos Caseiro e Cacá Teixeira trocam farpas na Câmara de Santos

2
Entre em nosso grupo