Segunda, 27 de Maio de 2024

DólarR$ 5,17

EuroR$ 5,61

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

De forma improvisada, IML de Santos será reaberto parcialmente nesta quarta

O anúncio foi feito pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Guilherme Derrite,
ontem, quando esteve em Guarujá para participar do lançamento da Operação 2023/2024

Sandro Thadeu

19/12/2023 - terça às 00h00

Mudança de planos
Após a Secretaria de Estado da Segurança Pública ter informado à coluna, no último sábado, que o Instituto Médico-Legal (IML) de Santos não seria reaberto até o final do ano, conforme prometido anteriormente, mas somente no primeiro trimestre de 2024, o titular da pasta, Guilherme Derrite, garantiu ontem que o serviço será reativado, ainda que de forma parcial, a partir de amanhã.

Improviso
"A gente vai fazer uma escala extraordinária de plantões para que, a partir de quarta-feira, o IML passe a funcionar nem que seja com uma estrutura mínima, que ainda eu não tenho, mas vai estar aberto à disposição da população", afirmou o secretário, durante o lançamento da Operação 2023/2024, em Guarujá.

Dia de celebração
Nos últimos meses, o deputado estadual Delegado Olim (PP) vinha cobrando a retomada do IML de Santos, que deixou de atender os cidadãos em março de 2020. Alguns deputados estaduais da Baixada Santista, como Solange Freitas (União) e Tenente Coimbra (PL), aproveitaram o anúncio de Derrite para relembrar a luta pela reativação do equipamento. O serviço, que ficava no Saboó, será transferido para um novo endereço: Rua Bernardo Browne, 122/124, no Estuário.

Rota do Rei
A apresentação da proposta da criação da Rota Rei do Rei - Circuito metropolitano de pontos turísticos relacionados ao maior jogador de futebol de todos os tempos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé (falecido no ano passado), será um dos temas a serem discutidos na última reunião do ano do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb). O encontro ocorrerá hoje, a partir das 10 horas, no Píer do Casqueiro, em Cubatão.

Resíduos sólidos em pauta
Outro item importante que será debatido nesse evento é a segunda fase do Plano Regional de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Baixada Santista. Os técnicos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) farão uma apresentação dos resultados desse levantamento encomendado pela Agência Metropolitana da Baixada Santista (Agem) aos prefeitos, integrantes do Governo do Estado e representantes da sociedade civil.

Nova pesquisa eleitoral
A Paraná Pesquisas divulgou, na manhã de ontem, um novo levantamento sobre a sucessão municipal, em Santos. A sondagem estimulada, em que os entrevistados têm acesso aos nomes dos possíveis concorrentes, foi feita com dois cenários. Os deputados federais Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) e Rosana Valle (PL) aparecem na dianteira em cada um deles. No total, foram ouvidos 622 munícipes entre os dias 8 e 11 de deste mês. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para cima ou para baixo.

Liderança isolada
No primeiro cenário, a parlamentar está isolada na frente com 35,7%. Em segundo lugar, ocorre um empate técnico entre o atual chefe do Executivo Rogério Santos (Republicanos) e a vereadora Telma de Souza (PT), sendo que o gestor fica em vantagem numérica (24,4% contra 20,9%). A também vereadora Débora Camilo (PSOL) é citada por 3,5% dos consultados. Outros 6,6% não sabem ou não responderam e 8,8% revelam votar em branco, nulo ou em nenhum dos nomes citados.

Tucano na dianteira
No segundo cenário, Barbosa surge com 40,2%, seguido pelas integrantes do PL (27,8%) e do PT (17,5%). A representante do PSOL pontua com 3,6%. Brancos e nulos somam 6,6% e o índice de indecisos e de pessoas que não deram uma devolutiva aos pesquisadores é de 5,3%. 

Bem na fita
A Paraná Pesquisas também quis saber a opinião dos moradores da Cidade sobre a gestão de Rogério Santos. O agora ex-tucano tem o mandato aprovado por 64,1% e desaprovado por 31,2%. Somente 4,7% não souberam opinar. 

Reflexões sobre direitos humanos
Advogado e ex-secretário nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ariel de Castro Alves estará hoje em São Vicente, onde fará uma palestra, às 9 horas, no auditório da Unibr, no Centro. Ele abordará os desafios na proteção integral desses grupos da sociedade. O evento faz parte das comemorações e reflexões sobre os 75 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e é uma promoção da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Referência nacional
Com residência em Guarujá e com mais 30 anos de atuação na defesa dos Direitos Humanos, Alves é presidente de honra do Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo. O jurista é integrante da Comissão da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil - São Paulo e do Instituto Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

PLC da Câmara busca incentivar revitalização de centros históricos

EVENTO

Parlamento Jovem de Praia Grande toma posse em cerimônia no Palácio das Artes

LEIA A COLUNA

Governador sanciona amanhã lei das escolas cívico-militares

2
Entre em nosso grupo