POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA
A solicitação é de autoria da vereadora Janaina Ballaris (União)
Sandro Thadeu
11/10/2025 - sábado às 04h00
Disputa virtual
Na sessão da próxima terça-feira, a Câmara de Praia Grande analisará o requerimento da vereadora Janaina Ballaris (União) que solicita a instauração da Comissão Especial de Inquérito (CEI) das Fake News. O objetivo é apurar a existência, autoria e responsabilidade pela criação, manutenção e utilização de perfis falsos nas redes sociais voltados à disseminação de informações inverídicas.
Ataque orquestrado
Alguns parlamentares confidenciaram à coluna que estão bastante incomodados com os constantes ataques à honra, que têm ocorrido de uma forma deliberada nas plataformas digitais. A CEI pretende investigar uma possível utilização indevida das redes sociais para fins político-partidários e manipulação da opinião pública.
Perfis suspeitos
No pedido apresentado pela vereadora, foram listados 50 perfis que deverão ser alvo de apuração. Se instalada, a CEI deverá solicitar à Meta (empresa responsável pelo Facebook, Instagram, WhatsApp e Messenger) a identificação dos administradores dessas páginas e o bloqueio imediato dos perfis. Após a aprovação do requerimento, haverá o sorteio entre os 23 integrantes da Casa para definir os cinco membros desse grupo.
Os apoiadores
Além de Janaina, o pedido de instalação da CEI conta com o apoio de outros 16 vereadores. Assinaram o requerimento: Beto Rossi (PSD), Cadu Barbosa (PRD), Clayton Polezzi (PSD), Diego Alvares (PL), Diogo Vieira (PRD), Eduardo Xavier (MDB), Emerson Camargo (PSD), Gordinho do Povo (MDB), Gugu Mil Grau (PSD), Hugo Ribeiro (MDB), Marcio Alemão (MDB), Natanael de Oliveira (MDB), Paulo Monteiro (Republicanos), Renata Zabeu (PSD), Serginho Sim (MDB) e Zezão (MDB).
Para tudo
A Prefeitura de São Vicente anulou o pregão eletrônico para aquisição de uma máquina limpadora e saneadora de praias que seria destinada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, após determinação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A decisão, que é da última quarta-feira, atendeu a um pedido apresentado pela empresa M.L.K. Comércio de Equipamentos Ltda.
Excesso de rigor?
Conforme apurado pela coluna, a participante dessa licitação que contestou esse processo havia sido inabilitada pela Administração Municipal. Um dos motivos apontados para sua exclusão foi o fato de o equipamento ofertado possuir três centímetros a menos do que o especificado no termo de referência da concorrência.
De olho na Alesp
O consultor de vendas de peças automotivas de São Vicente Sérgio Santana decidiu participar do processo seletivo do Novo para concorrer ao cargo de deputado estadual nas eleições do próximo ano. Em 2024, ele disputou uma vaga na Câmara, mas não foi eleito. O partido não conseguiu atingir o quociente eleitoral necessário para conquistar uma cadeira no Legislativo.
Fiscalização ativa
As operações conjuntas realizadas pela Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET-Santos), Guarda Civil Municipal e Polícia Militar para coibir práticas irregulares dos ciclistas já resultaram na apreensão de 383 bicicletas em situações de infrações somente neste ano. As informações constam na resposta da empresa municipal a um requerimento do vereador Zequinha Teixeira (PP). Para resgatar o veículo, a pessoa precisa pagar a taxa de remoção ou participar do curso gratuito oferecido pela CET-Santos sobre conscientização e uso seguro das vias.
Papel pedagógico
O parlamentar demonstrou preocupação com o crescimento no número de bicicletas elétricas circulando em alta velocidade nas ciclovias e trafegando pela contramão. A empresa mencionou que, entre maio e agosto, foram realizadas 70 ações educativas e 797 orientações sobre as regras de circulação a condutores de bicicletas, patinetes e bicicletas elétricas.
Deixe a sua opinião
ver todos