Terça, 28 de Maio de 2024

DólarR$ 5,15

EuroR$ 5,60

Santos

24ºC

LEIA A COLUNA

Câmara de PG informa que não
consegue cumprir decisão judicial

Justiça havia solicitado imagens das câmeras do Legislativo do dia 28 de fevereiro. Naquela data, um cidadão alegou ter sido agredido pelo presidente da Casa, Marquinho (MDB)

Sandro Thadeu

13/04/2024 - sábado às 01h20

Pane no sistema
A Câmara de Praia Grande informou ao juiz da Vara da Fazenda Pública do Município, Enoque Cartaxo de Souza, que não consegue fornecer as imagens registradas no sistema de monitoramento da sede do dia 28 de fevereiro, porque elas não foram gravadas. O magistrado havia feito essa solicitação ao Parlamento, pois o consultor imobiliário Wagner Nappo alega ter sido agredido e ameaçado pelo presidente da Casa, Marco Antonio de Sousa, o Marquinho (MDB). O vereador nega as acusações.

Falha contínua
Em um documento assinado pelo chefe de Tecnologia e Comunicação do Legislativo municipal, Luiz Henrique Nunes Júnior, consta a informação que o sistema de câmeras do imóvel foi substituído em janeiro deste ano, devido a problemas técnicos relacionados à instabilidade na rede elétrica. Apesar da troca, as falhas continuaram. "Após uma análise mais detalhada, foi constatado que o sistema de gravação não estava funcionando corretamente. As câmeras estavam operacionais para transmissão ao vivo, porém não estavam arquivando as gravações conforme o esperado", justificou. 

Passando a limpo
Nos autos do processo, o advogado de Nappo, Thyago Garcia, citou que a recusa em disponibilizar as imagens pode configurar obstrução de justiça e solicitou à Justiça que seja realizada uma perícia nos equipamentos de gravação e monitoramento da Câmara. "A apuração rigorosa desses fatos pelo Ministério Público é essencial para assegurar a integridade do sistema de justiça e garantir a responsabilização daqueles que eventualmente tenham violado a lei e os princípios éticos que regem a administração pública", reforçou.

Pronta para a disputa
A professora e pesquisadora Aldenir Dias dos Santos, a Dida das Marias (PSOL), lançará hoje a pré-candidatura à vereadora de Santos. O evento ocorrerá no Espaço Marielle Franco - Arte e Movimento, que fica na Rua Xavier Pinheiro, 281, Encruzilhada, e contará com a presença da pré-candidata à Prefeitura de Santos pelo PT, Telma de Souza.

Referência
Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e integrante do grupo feminista "Maria Vai com as Outras", Dida organiza diversas atividades culturais e educacionais relacionadas à cultura negra. Atualmente, a docente é a primeira suplente do partido na Câmara de Santos. Em 2020, ela foi uma das integrantes de uma candidatura coletiva ao lado de Luciana Jorge, Thaís Helena e Cidinha Santos. 

Maior proteção
O vereador de Santos Zequinha Teixeira (PP) está preocupado com o crescente número de casos confirmados de dengue no Município. Por esse motivo, ele sugeriu à Administração Municipal que faça um estudo para considerar a distribuição gratuita de repelentes em escolas e policlínicas da Cidade.

Trabalho preventivo
"Acredito firmemente que investir na prevenção é crucial para proteger a saúde dos nossos munícipes e evitar a propagação de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti", afirmou o parlamentar. Zequinha também indagou a Prefeitura quais são as estratégias e campanhas que estão sendo desenvolvidas para conscientizar os cidadãos para evitar a proliferação desse inseto. 

Dia de eleição
Os cerca de 2 mil integrantes do Ministério Público de São Paulo irão escolher hoje os nomes que irão compor a lista tríplice de candidatos ao cargo de procurador-geral de Justiça para o biênio 2024/2026. A votação será realizada das 9h até as 17h. O resultado da votação deverá ser proclamado no início da noite de hoje. Caberá ao governador Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) escolher um deles para comandar o órgão de fiscalização. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

LEIA A COLUNA

Raquel Chini não disputará a reeleição e apoiará Mourão

LEIA A COLUNA

PLC da Câmara busca incentivar revitalização de centros históricos

EVENTO

Parlamento Jovem de Praia Grande toma posse em cerimônia no Palácio das Artes

2
Entre em nosso grupo