LEIA A COLUNA
De autoria do vereador Alessandro Oliveira (PL), a denúncia foi rejeitada por 10 votos a 4
Sandro Thadeu
28/06/2023 - quarta às 00h00
Sem sucesso
A Câmara de Cubatão rejeitou ontem, por 10 votos a 4, o pedido de impeachment contra o prefeito Ademário Oliveira (PSDB). A denúncia foi apresentada pelo vereador Alessandro Oliveira (PL) e reuniu supostas infrações político-administrativas cometidas pelo gestor municipal, sendo algumas delas apontadas pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e pelo Ministério Público.
Oposição limitada
Esses foram os integrantes da Casa favoráveis à abertura de uma comissão processante contra o chefe do Executivo: Fábio Roxinho (MDB), Guilherme do Salão (Pros), Rodrigo Alemão (PSDB) e Sergio Calçados (PSB). Rafael Tucla (PP) não participou da sessão.
Falta de sintonia
O parlamentar que apresentou a solicitação de afastamento do chefe do Executivo ficou impedido de participar da votação. Por esse motivo, Alessandro Oliveira foi substituído pelo suplente e ex-presidente do Legislativo Geraldo Guedes, que foi contrário ao impeachment do tucano.
Eleição à vista
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, recebeu os representantes dos Engenheiros pela Democracia e da Frente Nacional pela Volta das Ferrovias (Ferrofrente). Um dos temas abordados foi a importância do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (CREA/SP). A entidade terá eleição em novembro.
Interesse nacional
"Conversamos com o ministro sobre a importância de uma engenharia forte na soberania do País e como ela pode resolver questões importantes. O trabalho desses profissionais está no dia a dia das pessoas. Está no avião, remédios, veículos, hospitais etc", destacou o engenheiro José Manoel Ferreira Gonçalves, que preside a Ferrofrente.
Importância estratégica
As entidades devem indicar alguns nomes ao Governo Federal para integrar os grupos de trabalho da Presidência da República. Gonçalves aproveitou a oportunidade para destacar a importância das ferrovias para o escoamento de produtos para os importantes centros de consumo do Brasil, assim como para o transporte de passageiros.
Luto
O presidente do PSB de Santos, Fábio Lopes, lamentou a morte do ator e diretor teatral Tanah Corrêa, que faleceu ontem, aos 82 anos. O artista estava filiado à sigla. Em 2020, ele concorreu à Prefeitura de Santos pelo Cidadania e obteve 669 votos. O velório terá início hoje, no Teatro Rosinha Mastrangelo, a partir das 18 horas e vai até amanhã, às 16 horas. Na sequência, o corpo seguirá para a Memorial Necrópole Ecumênica, local da cerimônia de cremação, reservada apenas a familiares e amigos.
Grande legado
"A arte e a cultura perderam hoje o talento deste renomado artista. Cidadão Santista, divulgou a cidade que amava no Brasil e no exterior. Na região, foi um destacado secretário municipal de Cultura, em Santos, e dirigiu o maior espetáculo encenado em areia de praia do mundo, a Encenação da Fundação da Vila de São Vicente, dentre tantos outros trabalhos no teatro e na TV", destacou Lopes.
Mutirão
O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) participa hoje e amanhã do 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua - Pop Rua Jud Santos, que ocorrerá das 10 às 16 horas, na Vila Criativa da Vila Nova, localizada na Praça Rui Ribeiro Couto.
Levando cidadania
Essa iniciativa é coordenada pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em parceria com a Prefeitura de Santos, e tem o objetivo de emitir documentos e prestar serviços de saúde, assistência social, orientação jurídica e profissional para os moradores em situação de rua.
Deixe a sua opinião
ver todos