LEIA A COLUNA
A última atualização desse instrumento da política urbana ocorreu em 1998
Sandro Thadeu
08/12/2023 - sexta às 00h50
25 anos depois
O novo Plano Diretor de Cubatão foi aprovado pelos vereadores, na tarde de ontem, durante sessão extraordinária do Legislativo. A última atualização desse instrumento da política urbana da Cidade ocorreu em 1998. Agora, a matéria segue para a sanção do prefeito Ademário Oliveira (PSDB).
Preservação da cultura
O parlamentar Rodrigo Alemão (PSDB), que já presidiu uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir a atualização do Plano Diretor, teve uma emenda incorporada à proposta. Ela inclui os grupos artísticos Banda Sinfônica, Companhia de Dança de Cubatão, Coral Zanzalá, Banda Marcial de Cubatão e seu corpo coreográfico e Coral Raízes da Serra como parte do eixo que trata da implementação do Plano de Cultura.
Prejuízo ao povo
Após o Santos ter sido derrotado por 2 a 1, na Vila Belmiro, na noite da última quarta-feira, decretando o rebaixamento do Alvinegro para a série B do Campeonato Brasileiro, um grupo de torcedores incendiou veículos, ônibus municipais, lixeiras e até uma ambulância, deixando diversas famílias do bairro sem luz e sem internet.
Indignado
O prefeito Rogério Santos (Republicanos) ficou revoltado com a situação. "Isso é um absurdo! Isso não é torcida. Isso é vandalismo! O Santos é o time que parou uma guerra. Esse é o grande exemplo do Santos. Não é isso o que aconteceu à noite e nessa madrugada", lamentou o chefe do Executivo em vídeo disponibilizado nas redes sociais.
Ações cabíveis
Diante do cenário de destruição no entorno da Vila Belmiro, a vereadora Débora Camilo (PSOL) apresentou ontem um requerimento na Câmara para saber quais medidas serão tomadas para substituir os equipamentos unificados, se a Viação Piracicabana já substituiu os veículos queimados e qual foi a totalidade dos danos causados aos serviços públicos do Município.
Setor fértil
Os deputados federais Delegado da Cunha (PP) e Rosana Valle (PL) estão entre os integrantes da Casa que apoiam a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Empreendedorismo Rural, idealizada por Fausto Pinato (PP). O setor vem ganhando espaço entre aqueles que desejam investir em um negócio rentável, produtivo e cheio de oportunidades.
Olhar especial
O objetivo dessa iniciativa é monitorar e influenciar a política oficial de desenvolvimento do empreendedorismo rural, propondo melhorias e alterações da legislação quando necessário, assim como fomentar a realização de debates, simpósios, seminários e eventos que abordem o tema, divulgando os resultados.
Detida pela PM
A presidente do UP, Vivian Mendes, foi uma das quatro pessoas detidas pela Polícia Militar na Assembleia Legislativa, na noite da última quarta-feira, durante a confusão registrada nas galerias enquanto os parlamentares discutiam o projeto de lei que autoriza o Governo do Estado privatizar a Sabesp. A matéria foi aprovada por 62 votos a 1.
Em liberdade
Candidata ao Senado em 2022, Vivian obteve 280.460 votos, ou seja, 1,3% dos sufrágios válidos. Ela e o metroviário Ricardo Sanese foram acusados de terem praticado os crimes de desobediência, resistência e associação criminosa. Ambos foram liberados e irão responder pelo processo em liberdade. Por outro lado, o professor Lucas Borges Carvente e o estudante Hendryll Luiz tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça.
Deixe a sua opinião
ver todos