Segunda, 30 de Junho de 2025

DólarR$ 5,43

EuroR$ 6,39

Santos

20ºC

LEIA A COLUNA

Bertioga quer mudar jornada de trabalho dos médicos da rede municipal

Proposta do Executivo autoriza a conversão das 24 horas semanais de dedicação ao ofício ao cumprimento de produtividade mensal na realização de consultas ou procedimentos

Sandro Thadeu

12/08/2024 - segunda às 02h00

Mudança à vista
A Câmara de Bertioga aprovou o Projeto de Lei 4/2024, que autoriza a conversão da jornada semanal de 24 horas de trabalho dos médicos lotados na rede de Atenção Básica e especializada do Município para um sistema baseado em produtividade mensal. Aqueles que optarem por essa mudança deverão realizar, no mínimo, 288 consultas ou procedimentos por mês, conforme o padrão estabelecido pelo Ministério da Saúde. A matéria é de autoria do prefeito Caio Matheus (PSD).

Alternativa viável
Na justificativa enviada aos vereadores, o chefe do Executivo admite que tem enfrentado dificuldades para manter médicos na rede pública. De 2022 até julho deste ano, dez profissionais deixaram a rede municipal e somente um aprovado em concurso aceitou a convocação para nomeação. "Bertioga não será onerada e haverá a ampliação da cobertura assistencial, além de mantermos no quadro profissionais qualificados e com vasta experiência em saúde pública", explicou o gestor.  

Obstáculo
Essa proposta foi parcialmente vetada pelo Executivo. O trecho barrado está relacionado a uma emenda apresentada pela Câmara, que incluiu os dentistas no novo regime. A decisão sobre a manutenção, ou não, do veto deverá ser um dos assuntos da pauta de amanhã do Legislativo.

Sem necessidade
Matheus justificou que a rotatividade de odontólogos não é tão alta quanto a dos médicos. Ele citou, ainda, que o Município não encontra dificuldades para preencher essas vagas na Administração Municipal, sendo que 162 candidatos foram aprovados no concurso público de 2021, que ainda está em vigor. 

Sinal vermelho
O vereador de Praia Grande Cadu Barbosa (PRD) reforçou a cobrança para que a Prefeitura implante a faixa azul nas marginais das rodovias que atravessam o Município. Na avaliação do parlamentar, essa medida é mais do que necessária. Afinal, a Cidade foi a terceira do Estado com a maior taxa de mortalidade no trânsito a cada 100 mil habitantes nos últimos 12 meses, segundo dados do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito (Infosiga), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Tendência
Com o objetivo de melhorar a organização do espaço compartilhado entre carros e motos, a faixa azul passou a ser adotada em diversos municípios brasileiros para ampliar a segurança dos motociclistas. Essa iniciativa também melhora a organização do espaço compartilhado entre os veículos. Cadu é o autor de uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) para discutir esse tema.

Novo líder
O deputado estadual Gilmaci Santos (Republicanos) assumiu a liderança do Governo na Assembleia Legislativa. Essa função estava sendo exercida pelo colega de partido Jorge Wilson, o Xerife do Consumidor, que é candidato à Prefeitura de Guarulhos. A Cidade é o segundo maior colégio eleitoral de São Paulo, com 951 mil eleitores.

Habilidade de diálogo
"Ser líder de um Governo com a magnitude do Governo de São Paulo é uma tarefa que requer muito trabalho, e muita conversa com as demais lideranças e parlamentares. Conversei com o governador Tarcísio, aceitei o desafio e irei me empenhar para cumprir da melhor forma esse papel", destacou Gilmaci, que é o atual vice-presidente do Parlamento paulista e presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento da Casa. 

Olhar inovador
O vereador santista Fabrício Cardoso (Pode) deseja saber da Prefeitura se existem estudos para instalar chuveiros na orla da praia com acionamento feito por sensores. Caso a resposta seja negativa, ele sugere que o Executivo considere investir nessa tecnologia para melhorar a acessibilidade e o conforto, além de promover uma maior economia de água.

Qual é o custo?
Nesse mesmo requerimento direcionado à Administração Municipal, o parlamentar pediu a apresentação de números sobre o consumo de água dos chuveiros e lava-pés da orla ao longo dos últimos 24 meses, bem como o valor do gasto mensal. "Embora o local e o uso desses equipamentos sejam amplamente acessível, é possível considerar quanto à possibilidade de melhorar ainda mais esses espaços", destacou Cardoso.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Felicio Ramuth participa hoje de evento em Santos para debater turismo regional 

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Nova legislação busca garantir pavimento de qualidade em São Vicente

POR DENTRO DA POLÍTICA DA BAIXADA SANTISTA

Paciente teria furado fila de internação no HGA após indicação de um vereador

2
Entre em nosso grupo