Sábado, 20 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,09

Santos

16ºC

Visões e Opiniões

Você já ouviu falar de podcasts?

Gustavo Klein

15/05/2021 - sábado às 00h00

Se não ouviu, é bem provável que durante esta pandemia você descubra esse universo ainda desconhecido de muita gente, mas que vem crescendo em ritmo acelerado aqui no Brasil. O Ibope mostra, em pesquisa divulgada recentemente, que o número de ouvintes de podcasts cresceu 33% no País em 2020 e já chega a 28 milhões de brasileiros. A adesão de grandes grupos de mídia ao formato, em especial o Grupo Globo, é outro indício de que o formato veio para ficar.
 
E o que são podcasts, afinal? Programas de rádio, basicamente. Divididos em séries e temas como história, música (claro), esporte, cultura, política... Disponíveis para download no celular ou computador e organizados em aplicativos como o Google Podcasts e apps de streaming de música como o Spotify ou o Deezer. Que, basicamente, funcionam como um Netflix de programas de áudio.
 
A grande vantagem em relação ao rádio tradicional, que já está no streaming há muito tempo, é a praticidade de ouvir aos programas favoritos na hora que for mais conveniente: no banho, caminhando na praia, no ônibus indo para a faculdade ou dirigindo para o trabalho. E é uma forma muito descompromissada, com linguagem acessível (e nada formal), de aprender coisas novas, descobrir histórias bem interessantes.
 
Os podcasts já são sucesso lá fora há muitos anos e existem por aqui desde 2004, quando o Digital Minds, pioneiro no segmento, estreou falando de tecnologia. Mas foi de cinco, seis anos para cá que o formato explodiu. Já tem, inclusive, seus campeões de audiência, como o NerdCast e o Mamilos, mas tem também os concorrentes da mídia tradicional, como as versões em áudio de programas como Conversa Com Bial e Que História é Essa, Porchat?.
 
Encontrar os podcasts é a parte mais fácil. Além dos aplicativos para celular, como o já citado Google Podcasts e o Apple Podcasts, há os aplicativos de streaming e também o Castbox, líder do segmento que tem mais de um milhão (!!!!) de canais de podcasts. Mas o que importa, mesmo, são os canais. Separei alguns dos meus favoritos em diversas áreas pra você que não conhece iniciar sua viagem por esse mundo que é sensacional!
 
Arte e cultura
Nerdcast – É o podcast do site Jovem Nerd, um dos mais visitados do Brasil. Fala de cinema, séries, quadrinhos, games, tecnologia e um pouco de tudo (tudo mesmo, inclusive política e finanças).
 
Conversa de Câmara – Música clássica de um jeito que você nunca ouviu, apresentada quase como se fosse um programa sobre rock – e com sotaque paulistano.
 
Um Milkshake Chamado Wanda – Cultura pop, cinema, análises e muita, mas muita fofoca sobre os acontecimentos mais recentes do showbiz. Toda quinta tem episódio novo.
 
Contos – Um podcast especial do Spotify Studios que parte de um ponto interessante: os contos de fadas tradicionais não são exatamente adequados para crianças. Mulheres vomitam aranhas, crianças são comidas e há até assassinatos. Todas as quartas-feiras o programa revela as origens sombrias das suas histórias favoritas.
 
Notícias
Café da Manhã – Fruto de uma parceria entre o jornal Folha de São Paulo e o Spotify, o programa traz, em menos de meia hora e de forma muito leve, o que é fundamental sobre os assuntos do momento no Brasil e no mundo. Para começar o dia bem-informado!
 
Papo de Política – Um podcast do Grupo Globo que traz quatro jornalistas - Natuza Nery, Maria Júlia Coutinho, Julia Duailibi e Andréia Sadi – numa conversa descontraída sobre os bastidores da política e da economia.
 
Sociedade
Filhos da Grávida de Taubaté – Os principais assuntos e fofocas do momento, as tretas da internet, notícias e muito bate papo num podcast que tem um tom mais humorístico, feito para entreter e divertir.
 
Mais que 8 Minutos – O podcast do Rafinha Bastos, no qual ele recebe para um longo bate-papo grandes nomes da política, humor, música e esporte. Entre os convidados recentes estão Rubens Barrichello, Juju Salimeni e Thammy Miranda.
 
Horóscopo – No spotify há previsões diárias e personalizadas para todos os signos, bem produzidinhas. Basta pesquisar pelo seu signo e a palavra hoje no campo de buscas do serviço. Por exemplo: Aquário Hoje.
 
História FM – Temas como a peste negra, a segunda guerra mundial ou a guerra fria discutidos como se o ouvinte estivesse sentado junto com os debatedores em uma mesa de boteco. Um dos meus favoritos.
 
Podcat – Não tem erro de digitação, não, é podcat mesmo! Acho que é o único podcast voltado, como o próprio nome sugere, ao universo dos gatos. Toda semana um novo episódio para a humanidade entender mais sobre o universo felino com entrevistas, conversas e curiosidades!
 
Podcast do Tadashi – A versão em podcast das lives sobre evolução de Tadashi Kadomoto, um campeão do Instagram. Autoajuda e reflexão. Para quem curte, está entre os mais acessados da rede.
 
Infantil
Histórias da Vovó – O podcast da jornalista santista Ivani Cardoso traz histórias que ela, no começo da pandemia e impedida de encontrar os netos presencialmente, começou a gravar e enviar para eles. O principal objetivo é inspirar outras avós a também contarem histórias a partir dos interesses dos netos, resgatando esse hábito que não sai de moda e que encanta crianças há muitas e muitas gerações.

*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal BS9

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

SAÚDE

Endometriose e saúde mental: Psicóloga Izaianni Risco orienta sobre cuidados

SAÚDE

Jejum intermitente acelera a queima de gordura? Entenda quanto tempo de jejum é indicado e eficaz

MELHOR IDADE

Ações simples podem diminuir o risco de quedas no idoso

2
Entre em nosso grupo