Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

22ºC

A sua Rua

Via de Peruíbe homenageia Padre Leonardo Nunes

Na região, catequizou numerosas tribos indígenas do litoral

Redação BS9

17/02/2022 - quinta às 05h00

Ele trouxe para cá as primeiras noções da religião cristã e, com auxílio dos portugueses, edificou igreja e seminário - (foto: Google Maps)

Em Peruíbe, a Avenida Padre Leonadro Nunes é uma das principais vias da cidade e, de fato, uma referência na cidade quando os moradores precisam encontrar algum item.
 
Seus 1,2 km de mão dupla tem praticamente todos os tipos de comércio disponíveis e, de quebra, dá acesso à outras avenidas importantes, como a Padre Anchieta e também a da praia, Governador Mário Covas Júnior.
 
Conhecendo a história
O Padre Leonardo Nunes nasceu na vila de São Vicente da Beira, em Portugal, no dia 21 de setembro de 1509 e integrou-se na Companhia de Jesus em 6 de fevereiro de 1546, aos 37 anos.
 
Ele veio para o Brasil na primeira missão chefiada por Manuel da Nóbrega em 29 de março de 1549, trazidos pelo primeiro Governador Geral do Brasil, Tomé de Souza.
 
No início de 1550, chegou a São Vicente onde foi o primeiro missionário e fundador do primeiro colégio na Capitania de São Vicente. Trouxe para cá as primeiras noções da religião cristã e, com auxílio dos portugueses, edificou igreja e seminário.
 
Foi um extraordinário catequista das numerosas tribos indígenas radicadas no litoral, de São Vicente a Peruíbe, e se deslocava nessas áreas com tamanha frequencia que ficou conhecido entre os índios como Abarebebê, que significa padre voador, nome que justifica uma capacidade incomum do Padre: a de estar em lugares diferentes, não importando a distância, em tempo considerado extraordinário por tantos que o conheceram.
 
Em Peruíbe, inclusive, tem até hoje o testemunho de sua obra: as ruínas existentes da igreja por ele construída em apenas oito meses. Ali rezou missa, doutrinou e residiu.
 
O Padre embarcou no dia 30 de junho de 1554 para a Europa, a fim de relatar os acontecimentos a D. João III e a Ignácio de Loyola. Mas, diante de um forte temporal, seu navio naufragou e ele morreu na viagem.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

2
Entre em nosso grupo