Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

22ºC

A sua Rua

Tomé de Souza tem seu nome em via de Bertioga

Ele fundou Salvador, a primeira cidade e capital do nosso Brasil

Redação BS9

26/02/2022 - sábado às 05h00

Via com vinte quadras tem cerca de 3 km de extensão e abriga a prefeitura de cidade - (foto: divulgação/PMB)

A Av. Tomé de Souza, que margeia parte da praia da cidade de Bertioga tem 2,9 km de extensão e conta com inúmeros bares e restaurantes, estacionamento, hotel, pousadas, igreja e um boulevard.
 
Com direito a ciclovia, ela começa na Av. Vicente de Carvalho, ali na altura da Prefeitura, dá acesso à outras vias importantes da cidade, e termina na Rua Hugo Santos Silva, vinte quadras depois.
 
Conhecendo Tomé de Souza
Filho do prior de Rates, João de Souza e de Mércia Rodrigues de Faria, nasceu na Freguesia Portuguesa de Rates, em 1503. Foi um importante militar e político português, participando como soldado das expedições à África e Índias.
 
Tomé de Souza foi escolhido pela Coroa Portuguesa para cuidar dos assuntos sociais, políticos e econômicos do Brasil, e chegou ao país no dia 29 de março de 1549, na Vila do Pereira, na Bahia, acompanhado por cerca de 1000 homens, entre soldados, profissionais, funcionários públicos, e dentre eles alguns jesuítas, do qual se destaca Padre Manuel da Nóbrega, encarregados de catequizar os índios e transformá-los em Cristãos.
 
Ele criou o primeiro bispado do Brasil, posto concedido ao bispo Dom Pero Fernandes Sardinha, e os cargos de capitão-mor, ouvidor-mor, alcaide-mor e provedor-mor, com intuito de dividir o trabalho administrativo, econômico, jurídico e militar. Durante seu governo, incentivou a produção açucareira, cedendo terras aos colonos e fundando as câmaras municipais.
 
Em 1549, fundou a primeira cidade brasileira, considerada a primeira capital do país, Salvador, originalmente denominada Salvador da Bahia de Todos os Santos, com o intuito de centralizar o governo e administrar o país. Criar engenhos, realizar construções, fomentar a economia local, explorar, proteger a colônia e catequizar os índios eram suas ambições. As importantes construções realizadas em seu governo foram: a Casa da Câmara, o Colégio dos Jesuítas e a Igreja Matriz.
 
No final de seu mandato, em 1553, tem forte participação na região ao fundar a Vila de Itanhaém e construir o forte de Bertioga. Em seu retorno à Portugal, foi nomeado Vedor d'el-rei, cargo responsável pela administração dos empreendimentos da Coroa. Ele faleceu em Lisboa, em 28 de janeiro de 1579, aos 76 anos.
 
Um curiosidade: Foi feito um monumento em homenagem ao fundador da cidade de Salvador, Tomé de Souza, localizado na praça Tomé de Souza, centro histórico da capital baiana. Nessa mesma praça encontra-se o Palácio Tomé de Souza, sede da prefeitura.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

2
Entre em nosso grupo