Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,38

EuroR$ 5,78

Santos

31ºC

A sua Rua

Rui Barbosa tem seu nome em avenida de Itanhaém

Advogado baiano construiu importante carreira política no país

Redação BS9

27/02/2022 - domingo às 05h00

Com algumas residências, a avenida com 2,2 km de extensão é notoriamente comercial - (foto: reprodução/Google Maps)

Uma importante avenida de Itanhaém homenageia o político, diplomata, advogado e jurista brasileiro Rui Barbosa.
 
Com cerca de 2,2 km de extensão, a via começa na Rua João Mariano com mão dupla, e continua assim por dez quadras assim, até a Rua Aécio Mennucci. Após esse cruzamento, as próximas 12 quadras são em via de mão única.
 
Com algumas residências, é uma avenida notoriamente comercial. Padaria, tabacaria, hotel, veterinário, restaurantes, cartório, farmácia, fórum, supermercado, hospital, banco, posto de gasolina... ufa! Tudo isso está presente em seu percurso.
 
E quem foi Rui Barbosa?
Rui Barbosa nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 5 de novembro de 1849. Filho de João José Barbosa de Oliveira e de Maria Adélia Barbosa de Oliveira, com cinco anos, foi para a escola e aprendeu a ler e conjugar verbos em poucos dias.
 
Era conhecido por ser uma criança triste e sobrecarregada de estudos. Em casa, recebia aulas de piano e oratória e era obrigado pelo pai a ler os clássicos portugueses. Resultado: com dez anos já recitava Camões. Aos 15 anos de idade, se preparava para estudar Direito e começou um curso de alemão.
 
Em 1866, se matriculou na Faculdade de Direito de Recife. Participou da Associação Acadêmica Abolicionista, entrou em conflito com um professor e foi obrigado a terminar o curso em São Paulo onde se graduou em 1870.
 
Pouco depois de sua volta para a Bahia, seu pai e sua namorada, Maria Rosa, falecem. Ele então se dedica ainda mais à carreira profissional e se torna diretor do jornal Diário da Bahia. Certo tempo depois foi nomeado, pelo conselheiro Manuel Dantas, para o cargo de secretário da Santa Casa de Misericórdia.
 
Em 1877, com o Partido Liberal em alta, ingressou na Câmara Baiana e, no ano seguinte, no Parlamento do Império. Se dedicou na luta pela reforma eleitoral, pela reforma do ensino e pela libertação dos escravos sexagenários.
 
Algum tempo depois, em 1893, Rui Barboa assumiu a direção do Jornal do Brasil, onde combatia o governo de Floriano e dois anos depois foi eleito para o Senado.
 
Ele chegou a concorrer à presidência da república em 1909, mas o escolhido foi o Marechal Hermes da Fonseca. Rui Barbosa faleceu em Petrópolis, Rio de janeiro, onde foi se tratar de uma pneumonia, no dia 1 de março de 1923.
 
Uma curiosidade: ele foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras e seu presidente entre 1908 e 1919.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi Padre Manuel da Nóbrega?

A SUA RUA

Quem foi Monteiro Lobato?

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

2
Entre em nosso grupo