Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

22ºC

A sua Rua

Rua de Cubatão homenageia Rondon

Além de militar, ele foi um famoso sertanista e herói brasileiro

Redação BS9

14/02/2022 - segunda às 05h00

Com aproximadamente 300 m de extensão, rua tem vários tipos de comércio e dá acesso a outras vias importantes da cidade - (foto: Google Maps)

A curiosidade em conhecer melhor os personagens por trás dos nomes das ruas pela Baixada Santista segue com outro grande nome da história do nosso Brasil. 
 
Uma pequena rua em Cubatão, com aproximadamente 300 m de extensão, tem o nome Marechal Rondon e dá acesso a outras vias importantes da cidade.
 
Nela é possível encontrar hortifruti, mercado, drogaria, escola, bares, restaurante, pizzaria, sorveteria, doceria, avicultura, pousada, loja de moda feminina, igreja e também a Assembléia de Deus.
 
Mas, afinal, quem foi Marechal Rondon?

Cândido Mariano da Silva Rondon nasceu no Mato Grosso, na pequena cidade de Santo Antônio de Leverger, no dia 5 de maio de 1865.
 
Ele foi engenheiro militar e um famoso sertanista, pelo seu trabalho de exploração do estado em que nasceu e também da Bacia Amazônica, além de apoiar as populações indígenas brasileiras.
 
Rondon é considerado um dos principais heróis e patriotas brasileiros e, portanto, tem homenagens no país inteiro. Inclusive, o estado de Rondônia recebeu esse nome em sua homenagem.
 
Por ser considerado o Pai das Telecomunicações Brasileiras, o dia 5 de maio, data de seu aniversário, ficou estabelecido como o Dia Nacional das Telecomunicações. Também foi o primeiro diretor do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e estimulou a criação do Parque Nacional do Xingu.
 
Recebeu o título de Marechal do Exército Brasileiro, concedido pelo Congresso Nacional, quando completou 90 anos de idade, no dia 5 de maio de 1955.
 
Dois anos depois, foi indicado ao Prêmio Nobel da Paz pelo Explorers Club de Nova Iorque. Rondon veio a falecer no dia 19 de janeiro de 1958, aos 92 anos de idade, em sua residência no Rio de Janeiro.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

2
Entre em nosso grupo