Sexta, 23 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,98

EuroR$ 5,40

Santos

29ºC

NOME DE RUA

Quem foi Padre José de Anchieta? Nome da Rua do C4

Em 25 de janeiro de 1554 fundou, com o Pe. Manoel da Nóbrega, um colégio em Piratininga; aos poucos se formou um povoado ao redor do colégio, batizado por José de Anchieta, de São Paulo

Da Redação BS9 - Isabella Monteiro

28/11/2023 - terça às 15h56

Foto: Reprodução

José de Anchieta nasceu em 19 de março de 1534 em Tenerife, Ilhas Canárias, Espanha. Em 1551 ingressou na Companhia de Jesus, em Portugal e dois anos depois embarcou com destino ao Brasil, na comitiva de Duarte da Costa - segundo Governador Geral - para catequizar os índios.

Em 25 de janeiro de 1554 fundou, com o Pe. Manoel da Nóbrega, um colégio em Piratininga; aos poucos se formou um povoado ao redor do colégio, batizado por José de Anchieta, de São Paulo.

Foi mandado para São Vicente para catequizar os índios e com eles aprendeu a língua Tupi. Além de instruir os índios, Padre José de Anchieta foi professor dos noviços que entravam para a Companhia de Jesus no Brasil. Viveu em São Paulo, Rio de Janeiro e Espirito Santo. Em 1595 escreveu Arte da gramática da língua mais usada na costa do Brasil, a primeira gramática do Tupi - Guarani.

Escreveu diversas poesias, cartas e autos. A poesia de José Anchieta é marcada por conceitos morais, espirituais e pedagógicos. Compôs primeiro em sua língua materna, o castelhano, e em latim e posteriormente traduziu para o português e para o tupi. Faleceu em 9 de junho de 1597 no Espirito Santo.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem foi Ruy Barbosa, intelectual que dá nome a praça no centro de Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Visconde de Mauá, industrial que dá nome à praça da Prefeitura de Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Martim Afonso de Sousa, primeiro donatário da Capitania de São Vicente?

2
Entre em nosso grupo