Sexta, 23 de Fevereiro de 2024

DólarR$ 4,98

EuroR$ 5,39

Santos

29ºC

PADRE E INVENTOR

Quem foi Bartolomeu de Gusmão? Nome de uma das partes da Avenida da Praia

Bartolomeu Lourenço de Gusmão nasceu em Santos, no dia 18 de dezembro de 1685. Era filho do cirurgião-mor Francisco Lourenço Rodrigues e Maria Álvares. O casal teve doze filhos e oito deles entraram para vida religiosa

Da Redação BS9 - Isabella Monteiro

27/11/2023 - segunda às 10h30

Inventor e padre - Foto: Google Maps

Bartolomeu de Gusmão (1685-1724) foi um sacerdote e inventor brasileiro. Entre suas experiências estava o primeiro balão construído no mundo. Sua invenção foi apresentada ao Rei de Portugal, D. João V, na sala dos diplomatas do Palácio Real, a fidalgos e funcionários da corte, dizendo ser capaz de guiá-lo e transportar pessoas, munições e víveres. Ficou conhecido como "O padre voador".

Bartolomeu Lourenço de Gusmão nasceu em Santos, no dia 18 de dezembro de 1685. Era filho do cirurgião-mor Francisco Lourenço Rodrigues e Maria Álvares. O casal teve doze filhos e oito deles entraram para vida religiosa.

Era irmão do famoso estadista e diplomata Alexandre de Gusmão. Bartolomeu cursou com o irmão, o Seminário Jesuíta de Belém da Cachoeira, na Bahia, onde se tornou noviço e ordenou-se padre.

Bartolomeu iniciou a construção de seu balão. Em abril de 1709 pediu licença a D. João V, para fazer experiências com o balão, no Palácio Real. Bartolomeu de Gusmão foi perseguido pela Inquisição acusado de ser amigo de judeus. Fugiu para a Holanda, onde fez experiências com lentes. Seguiu para a França onde passou a vender remédios fabricados por ele, nas ruas de Paris.

Formado em Direito e também conhecido por seus dotes oratórios, teve atuação nos tribunais, foi membro da Academia Real de História e cumpriu missões diplomáticas com o apoio do rei D. João V.

Em 1711, Bartolomeu de Gusmão viajou para Roma, numa visita diplomática e no seu retorno foi nomeado Secretário dos Estrangeiros.

Bartolomeu de Gusmão faleceu em Toledo, Espanha, no dia 18 de novembro de 1724.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem foi Ruy Barbosa, intelectual que dá nome a praça no centro de Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Visconde de Mauá, industrial que dá nome à praça da Prefeitura de Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Martim Afonso de Sousa, primeiro donatário da Capitania de São Vicente?

2
Entre em nosso grupo