Terça, 30 de Abril de 2024

DólarR$ 5,12

EuroR$ 5,46

Santos

23ºC

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

Patrono da cadeira de número 7 da Academia Brasileira de Música, Francisco é mais conhecido como autor do Hino Nacional Brasileiro

da Redação BS9 - Victor Persico

03/04/2024 - quarta às 09h33

Francisco Manoel da Silva (1795-1865) - Reprodução

Francisco Manoel da Silva foi um compositor, regente e educador brasileiro, sendo mais conhecido como o autor da música do Hino ao Sete de Abril, o Hino Nacional Brasileiro.

Nascido em 21 de fevereiro de 1795, teve grande destaque na vida musical do Rio de Janeiro, no período compreendido entre a morte do Padre José Maurício e a ascensão de Carlos Gomes. Estudou com o Padre José Maurício Nunes Garcia, um dos o maiores nomes de música colonial brasileira, e com Sigismund Neukomm.

Nomeado cantor da Capela Real (1809), depois integrou a orquestra da mesma instituição como timbaleiro (1823) e depois, como segundo violoncelo (1825), na corte de D. João VI. Também tocava violino, piano e órgão, além de organizar e dirigir conjuntos musicais. Destacou-se também como regente e promotor do ensino organizado de música no Brasil. 

Partidário da Revolução de 7 de abril, escreveu a melodia que viria a se transformar no hino nacional brasileiro. Devido a sua sensibilidade artística e sua força e intensa beleza, o hino é considerado por muitos como o um dos mais belos do mundo. Outro fator foi o engajamento de seu autor nas manifestações civis pela afirmação nacionalista e de independência que forçou Pedro I a abdicar o trono brasileiro.

Em seu currículo destaca-se como fundador da Imperial Academia de Música e Ópera Nacional, onde também fundou a Sociedade de Beneficência Musical e o Conservatório de Música, o embrião que geraria o Instituto Nacional de Música, que daria origem também à Escola de Música da UFRJ.

Silva faleceu de “tísica laríngea pulmonar”. A encomendação e o enterro, cercados de considerável solenidade, tiveram música executada por alunas do Conservatório e colegas da Sociedade de Música, instituições que observaram oito dias de luto em sinal de pesar. Seu corpo encontra-se sepultado no Cemitério de São Francisco de Paula, no Catumbi.

É o patrono da cadeira de número 7 da Academia Brasileira de Música. 

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Luís Gama, patrono da Abolição da Escravidão do Brasil, que dá nome à rua de Santos?

HISTÓRIA

Quem foi Ruy Barbosa, intelectual que dá nome a praça no centro de Santos?

2
Entre em nosso grupo