Domingo, 21 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,01

Santos

17ºC

GUAIAÓ VAI SER ALAMEDA ARMÊNIO MENDES

O que significa Guaiaó? E por que irá mudar o nome da rua?

Registra o historiador Francisco Martins dos Santos, em sua obra História de Santos, que Gohayó é corruptela de Gu-ai-og, termo formado pela união de GU (= recíproco), AI (= despegar, abrir, separar), OG (cortar, arrancar)

Da Redação BS9 - Isabella Monteiro

13/11/2023 - segunda às 11h04

Rua Guaiaó em Santos - Foto: Reprodução/google maps

Guaiaó era o nome indígena da Ilha de São Vicente, que compreende as cidades de Santos e São Vicente, conforme citado na escritura das primeiras terras doadas a Pero de Góis em 1532, ano da fundação de São Vicente, quando ele chegou à região como integrante da comitiva de Martim Afonso de Souza.

Registra o historiador Francisco Martins dos Santos, em sua obra História de Santos, que Gohayó é corruptela de Gu-ai-og, termo formado pela união de GU (= recíproco), AI (= despegar, abrir, separar), OG (cortar, arrancar) - sendo que os verbos AI e OG aparecem unidos como expressão de "separação por força". O termo alude a ter sido a ilha separada do continente pela força e pressão das águas ou por algum fenômeno sísmico que teria ocorrido muitos séculos antes.

A Rua mudará de nome e passará a se chamar Alameda Armênio Mendes.

Mendes era empresário em Santos e responsável por diversas obras no Município. Além do setor da construção civil, o grupo Mendes é formado por empresas no setor de shoppings, rede hoteleira, emissora de rádio e, mais recentemente, de energia solar. Faleceu em 2017, vítima de câncer.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi Monteiro Lobato?

A SUA RUA

Quem foi Bartolomeu de Gusmão?

A SUA RUA

Quem foi Padre Manuel da Nóbrega?

2
Entre em nosso grupo