Segunda, 20 de Maio de 2024

DólarR$ 5,11

EuroR$ 5,55

Santos

22ºC

A sua Rua

Navegador português nomeia via de Praia Grande

A Rua Bartolomeu Dias está localizada no bairro da Aviação

Redação BS9

07/03/2022 - segunda às 05h00

A Praça Japão se encontra no meio da via e é um lugar de lazer para os moradores do bairro - (foto: reprodução Google Maps)

A Rua Bartolomeu Dias em Praia Grande traz em seu nome uma singela homenagem ao principal navegador português da esquadra de Pedro Álvares Cabral.
 
Localizada na Aviação, ela começa na Rua João Ramalho e termina quase 500 metros depois, divididos em quatro quadras, na Avenida Presidente Castelo Branco, que margeia a praia da cidade.
 
Além da Praça Japão, que se encontra no meio da via, nela é possível encontrar um estacionamento, alguns bares e empreendimentos comerciais, além de uma padaria, um hotel e duas escolas.

Um pouco de história
O navegador português Bartolomeu Dias nasceu no ano de 1450 e ficou conhecido por ter sido o primeiro europeu a navegar para além do extremo sul da África, contornando o Cabo da Boa Esperança e chegando ao Oceano Índico a partir do Atlântico, abrindo o caminho marítimo para a Índia.
 
Quando era jovem cursava aulas de Matemática e Astronomia na Universidade de Lisboa e trabalhou na fortaleza de São Jorge da Mina e era responsável por determinar as coordenadas das embarcações, conseguindo distinguir momentos de tempestades e calmarias no Golfo da Guiné.
 
Em 1487, D. João II lhe deu o comando de duas caravelas e de uma naveta de mantimentos com o intuito público de saber notícias do Preste João, imperador da Etiópia, na tentativa de torná-lo aliado numa possível expedição à Índia, que estava em fase de planejamento.
 
Foi o principal navegador da esquadra de Pedro Álvares Cabral em 1500. Em uma de suas expedições, as terras do Brasil, até então desconhecidas pelos portugueses, confundiram os navegadores, que pensaram tratar-se de uma ilha e lhe deram o nome de Vera Cruz.
 
Após passar pelas costas brasileiras, no dia 29 de maio, Bartolomeu Dias estava no comando de um dos navios, a caminho da Índia, e veio a falecer aos 50 anos de idade quando sua caravela naufragou no cabo da Boa Esperança.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

2
Entre em nosso grupo