Sábado, 20 de Julho de 2024

DólarR$ 5,60

EuroR$ 6,09

Santos

16ºC

A sua Rua

Marechal Mallet é nome de avenida em Praia Grande

Militar brasileiro nasceu na França e fez carreira no Rio de Janeiro

Redação BS9

21/02/2022 - segunda às 05h00

Considerada uma das principais vias da cidade, ela inicia perto do Palácio das Artes e vai até a Fortaleza de Itaipu - (foto: divulgação/PMPG)

A Avenida Marechal Mallet, no Canto do Forte, em Praia Grande, é considerada um dos principais roteiros gastronômicos da cidade e também da Baixada Santista.
 
É uma das principais avenidas da cidade e, seus 2,2 km de extensão, se iniciam perto do Palácio das Artes e vão até a Fortaleza de Itaipu. Sua revitalização melhorou o fluxo de veículos, promovendo mais segurança viária a condutores e pedestres, que ganharam inclusive uma ciclovia em todo seu percurso.
 
A história do nome por trás da rua
Emílio Luís Mallet nasceu a 10 de junho de 1801, na cidade de Dunquerque, na França. Veio com sua família para o Brasil em 1818, aos 17 anos, fixando-se no Rio de Janeiro.
 
O Imperador D. Pedro I, que o conhecia, reconheceu sua vocação para a carreira das Armas e o convidou para ingressar nas fileiras do Exército nacional, que estava se reorganizando após a recém-proclamada Independência. Assim, se alistou no dia 13 de novembro de 1822, assentando praça como 1º cadete, iniciando sua vida militar dedicada inteiramente ao Exército e ao Brasil.
 
Em 1823, se matriculou na Academia Militar do Império e, como já possuía os cursos de humanidade e matemática, conseguiu entrar na Artilharia. Nesse mesmo ano, fez seu juramento à Constituição do Império, adquirindo nacionalidade brasileira. Mallet comandou a 1ª Bateria do 1º Corpo de Artilharia Montada e recebeu seu batismo de fogo, assumindo o comando de quatro baterias.
 
Durante a Campanha da Cordilheira, na fase final do conflito, foi o comandante-chefe da artilharia do Exército e começou a ascender na carreira, até em 15 de julho de 1885, se tornar Marechal do Exército. Respeitado por sua tropa, pelos aliados e até pelos inimigos, era um homem de grande porte físico, com 2,01 metros de altura e 120 Kg de peso e um soldado conhecido por ser valente, astuto e de sangue frio.
 
Ele permaneceu no serviço ativo até falecer em 2 de janeiro de 1886, no Rio de Janeiro, aos 84 anos. Sua invencível espada encontra-se no museu João Pedro Nunes, na cidade de São Gabriel, no Rio Grande do Sul.
 
Um curiosidade: é Patrono da Artilharia do Brasil e na data de seu nascimento é comemorado o Dia da Artilharia.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi Monteiro Lobato?

A SUA RUA

Quem foi Bartolomeu de Gusmão?

A SUA RUA

Quem foi Padre Manuel da Nóbrega?

2
Entre em nosso grupo