Terça, 28 de Maio de 2024

DólarR$ 5,15

EuroR$ 5,60

Santos

24ºC

A sua Rua

Marechal Deodoro é nome de avenida no Guarujá

Homenagem ao ex-presidente está na praia de Pitangueiras

Redação BS9

13/02/2022 - domingo às 05h00

Via abriga muitos restaurantes em meio aos prédios residenciais de frente para o mar - (foto: Helder Lima/Imprensa Guarujá)

A avenida da praia de Pitangueiras, no Guarujá, tem em seu nome ninguém menos que Marechal Deodoro da Fonseca, um dos personagens principais da história do Brasil. Mesmo sendo uma via mais residencial, seus quase 2 km de extensão contam com muitos restaurantes, até para satisfazer os turistas que frequentam as areias da praia.
 
Mas quem foi Marechal Deodoro?

Manuel Deodoro da Fonseca nasceu em Alagoas, no dia 5 de agosto de 1827. O militar e político brasileiro começou sua história se mudando para o Rio de Janeiro para cursar artilharia na Escola Militar do estado em 1843, participando de algumas campanhas militares durante o Império.
 
Depois começou sua peregrinação pelo país: em 1886, foi tornou-se presidente do Rio Grande do Sul, retornou às terras cariocas um tempo depois por seu forte envolvimento nos embates entre as forças armadas e o governo civil imperial, e em 1888 foi nomeado para o comando militar da província de Mato Grosso.
 
Um ano depois, em meio a tantas crises que assolavam a monarquia brasileira, liderou o golpe de Estado que depôs o Império e proclamou a república no país.
 
Com inúmeras mudanças no sistema de governo, Deodoro assumiu o comando do país, tendo sua carreira marcada pela criação do Código Penal Brasileiro, a reforma do Código Comercial do Brasil, criação de medidas que oficializavam a separação da Igreja e do Estado, e também a criação da instituição do casamento civil e a laicização de cemitérios.
 
Com a forte ameaça da Primeira Revolta da Armada, renunciou à presidência em 23 de novembro de 1891 e faleceu um ano depois, no dia 23 de agosto, vítima de uma forte crise de dispneia.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

HISTÓRIA

Quem foi Amador Bueno, administrador e proprietário de terras que dá nome à rua em Santos?

HISTÓRIA

Quem é Francisco Manoel, que dá nome a rua no Jabaquara, em Santos?

2
Entre em nosso grupo