Segunda, 24 de Junho de 2024

DólarR$ 5,43

EuroR$ 5,82

Santos

28ºC

Na sua Rua

Frei Gaspar nasceu na Baixada e é nome de rua

A história por trás do nome da movimentada via de São Vicente

Redação BS9

26/09/2022 - segunda às 05h00

Com um legado tão grande deixado para a cidade, nada mais justo do que essa merecida homenagem - (foto: reprodução Google Maps)

É só você chegar no centro de São Vicente para perceber que a Rua Frei Gaspar é uma das mais movimentadas da cidade. Repleta de comércios de vários segmentos, bancos e farmácias, ela é também a rua do Shopping Brisamar, o maior da cidade, e da Prefeitura de São Vicente.
 
E uma rua tão popular traz, por trás de seu nome, um personagem que começou sua história na própria cidade. Gaspar de Teixeira Azevedo nasceu em São Vicente, em 1715, na Fazenda Sannta'Ana, e pertencia a uma das mais antigas famílias de povoadores do Brasil.
 
Era neto de Gaspar Teixeira de Azevedo, um antigo capitão-mor da Capitania de São Vicente, de 1697 a 1699, e provedor dos reais quintos de ouro e também de Amador Bueno, o Aclamado, capitão-mor e ouvidor da Capitania em 1627.
 
Além de ser filho de Domingos Teixeira de Azevedo, coronel do Regimento de Ordenanças de Santos e São Vicente e provedor da Real Casa de Fundição de Paranaguá.
 
Ficou órfão de seu pai muito cedo e, criado por sua mãe, estou no Colégio da Companhia de Deus, em Santos, apresentando-se ao novicio Beneditino aos 16 anos, professando com o nome Frei Gaspar da Madre de Deus. Estudou filosofia, história e ciências eclesiástica e foi para o Mosteiro do Rio de Janeiro.
 
Viajou para Portugal e quando voltou ao Brasil virou mestre de filosofia e teologia no mosteiro carioca. No dia 18 de maio de 1749, se tornou doutor defendendo teses de teologia e história.
 
Frei Gaspar morreu no dia 28 de janeiro de 1800, em Santos, com 85 anos. Ele deixou um imenso legado com inúmeras obras importantes como: Notícias dos Anos em que se Descobriu o Brasil; Dissertação e Explicações; Extrato Genealógico; Memórias da História da Capitania de São Vicente.
 
Com um legado tão grande deixado para a cidade de São Vicente, nada mais justo do que essa merecida homenagem.

Deixe a sua opinião

Leia Mais

ver todos

A SUA RUA

Quem foi Padre Manuel da Nóbrega?

A SUA RUA

Quem foi Monteiro Lobato?

A SUA RUA

Quem foi José Bonifácio?

2
Entre em nosso grupo